Isolamento de Leptospira interrogans sorogrupo Icterohaemorrhagiae sorovar copenhageni idêntica à estirpe FIOCRUZ l1-130 de uma fêmea filhote da espécie Leopardus tigrinus de vida livre no município de Alegrete, RS

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

F. J. Silva
S. G. Loffler
C. E. P. Santos
B. Brihuega
S. A. Vasconcellos
L. A. Mathias

Resumo

A classe Mammalia é a principal fonte de infecção de leptospiras. Entretanto, estudos de isolamento da bactéria em espécimes da família Felidae são bastante desafiadores devido à rara obtenção de um indivíduo infectado, principalmente tratando-se de um felino de vida livre. O objetivo do trabalho é relatar um caso de isolamento de Leptospira interrogans de um indivíduo da espécie Leopardus tigrinus. O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais, protocolo 027958/10. A colheita de urina foi realizada após a micção espontânea de uma fêmea filhote capturada em uma pequena propriedade rural do município de Alegrete, RS, em dezembro de 2012. A pesquisa de Leptospira spp. na urina foi efetuada por cultivos nos meios de Fletcher e de Ellinghausen - McCullough - Johnson - Harris (EMJH). Após observação do crescimento de espiroquetas em microscopia de campo escuro, a estirpe isolada foi encaminhada ao Laboratório de Leptospirose do Instituto de Patobiologia, Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária, Buenos Aires, Argentina, onde foi genotipada com o emprego da técnica de Multiple Locus Variable Number Tandem Repeat Analysis (MLVA). O procedimento de tipificação empregou os VNTR 4, 7, 9, 10, 19, 23, 31, Lb4 e Lb5, que discriminam estirpes de L. interrogans e L. borgpetersenii. Após a genotipagem, a estirpe isolada foi identificada como Leptospira interrogans sorogrupo Icterohaemorrhagiae, sorovar Copenhageni, idêntica à estirpe Fiocruz L1-130. O isolamento de uma estirpe patogênica para animais domésticos e humanos evidencia a necessidade da prática de bons hábitos sanitários nas propriedades rurais de agricultura familiar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaF. J.; LofflerS. G.; SantosC. E. P.; BrihuegaB.; VasconcellosS. A.; MathiasL. A. Isolamento de Leptospira interrogans sorogrupo Icterohaemorrhagiae sorovar copenhageni idêntica à estirpe FIOCRUZ l1-130 de uma fêmea filhote da espécie Leopardus tigrinus de vida livre no município de Alegrete, RS. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 2, p. 96-96, 29 ago. 2016.
Seção
CONSENSOS BRASILEIROS EM LEPTOSPIROSE ANIMAL 2015