Diagnóstico de Diabetes mellitus na espécie canina e avaliação a longo prazo da terapia insulínica através das concentrações séricas de hemoglobina glicosilada

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Viviani de Marco
Ricardo Coutinho do Amaral
Márcia Marques Jericó
Ricardo Duarte Silva
Denise Maria Simões

Resumo

Estudaram-se 24 cães adultos, com diferentes faixas etárias, com e sem raça definida. O objetivo foi avaliar a eficácia da determinação da hemoglobina glicosilada no diagnóstico e futuro monitoramento dos cães diabéticos sob insulinoterapia. Os animais foram divididos em um grupo controle (constituído de 12 animais saudáveis com níveis glicêmicos em jejum entre 80-120 mg/dl), e um grupo de diabéticos(constituído de 12 animais com níveis glicêmicos em jejum acima de 220 mg/dl e com glicosúria).Determinamos as concentrações de hemoglobina glicosilada em todos os animais. Esses valores foram reavaliados nos animais diabéticos 3 meses após o início da terapia insulínica. Os resultados mostraram valores normais em 100% do grupo controle, porém níveis elevados em todos cães diabéticos não tratados. Após 3 meses de tratamento, 58,34% dos cães diabético mostraram valores de hemoglobina glicosilada satisfatórios, além de um bom quadro clínico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
DE MARCO, V.; DO AMARAL, R. C.; JERICÓ, M. M.; SILVA, R. D.; SIMÕES, D. M. Diagnóstico de Diabetes mellitus na espécie canina e avaliação a longo prazo da terapia insulínica através das concentrações séricas de hemoglobina glicosilada. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 2, n. 2, p. 23-28, 1 jul. 1999.
Seção
PEQUENOS ANIMAIS