Uso da baixa dose de acth sintético no teste De estimulação da função adrenal para o Diagnóstico e controle do hiperadrenocorticismo Canina – avaliação da eficácia diagnóstica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

R. C. B. Martins
M. M. Jericó

Resumo

O teste de estimulação com ACTH, procedimento de escolha para a realização do controle dos valores de cortisol endógeno em pacientes sob tratamento para o hiperadrenocorticismo canino, também pode ser utilizado para a confirmação do diagnóstico da doença. Os protocolos atuais utilizam doses que variam de 5ug/kg a 250ug/animal por administração intravenosa ou intramuscular. Doses inferiores a 5ug/kg ainda não foram investigadas. O presente trabalho comparou os resultados obtidos com as doses de 1ug/kg/IV e de 5ug/kg/ IV em três grupos de animais: 1) suspeitos de HAC (HAC Diag), 2) animais portadores de HAC e em tratamento (HAC Control) e 3) animais sadios (Sadios). Na dose de 1ug/kg/IV, os valores basais de cortisol dos Sadios foram iguais à média 2,40ug/dL (+/-1,57ug/dL), dos HAC control foi de média 1,53ug/dL (+/-0,93,ug/dL) e dos HAC diag foi de média 3,37ug/ dL (+/-1,57ug/dL). Os valores pós-ACTH na dose de 1ug/kg foram de média 11,43ug/dL (+/-2,46ug/dL) para animais sadios, 2,67ug/dL (+/-1,39ug/dL) para o grupo HAC Control e média 16,56ug/dL (+/-7,62ug/dL) para o grupo HAC Diag. Os valores basais de cortisol na dose de 5 ug/kg foram 0,89 ug/dL (+/- 0,23ug/dL) para o grupo HAC Control; média 3,08 ug/dL (+/-1,99 ug/dL) para o grupo HAC Diag. Os valores pós-ACTH na dose de 5ug/kg foram de média 3,71ug/dL (+/-1,57ug/dL), para o grupo HAC control e média 22,52 ug/dL (+/-8,75ug/dL) para o grupo HAC diag. A análise dos resultados obtidos, revelou a ausência de diferenças entre os valores obtidos com as doses 1 e 5ug/kg de ACTH e que ambas promoveram o mesmo tipo de variação nos valores de cortisol (ANOVA; p=0,225). A dose de 1ug/kg de ACTH foi igualmente eficaz na elevação dos níveis de cortisol nos três grupo testados (Sadios, HAC Control e HAC Diag; ANOVA, p<0,05). O teste de Dunn revelou que o grupo HAC control apresentou Δ-cortisol (delta = diferença entre cortisol após estímulo e o cortisol basal) significativamente menor que o do grupo diagnóstico (p<0,05) e o dos animais sadios (p< 0,05). A conclusão obtida foi que a dose de 1ug/kg de ACTH sintético pode ser utilizada com eficácia para a realização do teste de estimulação com ACTH.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MartinsR. C. B.; JericóM. M. Uso da baixa dose de acth sintético no teste De estimulação da função adrenal para o Diagnóstico e controle do hiperadrenocorticismo Canina – avaliação da eficácia diagnóstica. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 51-51, 21 dez. 2016.
Seção
RESUMOS CONPAVET