Efeito do programa de boas práticas de ordenha em pequenas propriedades rurais nos munícipios de Barbacena e Antônio Carlos, estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

T. A. Tamaral
E. C. Minighin
R. M. Bitencourt
D. C. Minighin
V. G. Pereira
W. T. V. Carvalho

Resumo

A qualidade do leite pode ser influenciada por fatores diversos: índice da contagem de células somáticas (CCS), contagem de bactéria total (CBT) e presença de mastite no rebanho. Deste modo, a utilização de práticas adequadas de produção de leite é fundamental para a obtenção de um leite que atenda aos padrões da Instrução Normativa n.62 (IN n.62). O presente trabalho avaliou o efeito do programa de boas práticas de ordenha em pequenas propriedades rurais nos municípios de Barbacena e Antônio Carlos, no Estado de Minas Gerais, por meio da avaliação dos índices de CCS, CBT e CMT. O programa de boas práticas de ordenha adotado, o qual incluiu o preparo dos tetos com o emprego da prova de tamis, CMT, lavagem e desinfecção dos tetos e higienização dos equipamentos e do local da ordenha, foi implantado em 27 pequenas propriedades rurais, das quais 17 localizadas em Barbacena e dez em Antônio Carlos. A implantação e a coleta de dados por propriedade foi efetuada por meio de visitas mensais (durante seis meses) de forma parcelada, sempre no período chuvoso na região, entre outubro de 2013 a abril de 2015. O teste CMT foi realizado sempre antes da primeira ordenha do dia; após a ordenha, duas amostras da produção total de leite do rebanho foram encaminhadas à Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora/MG para realização das análises de CCS e CBT. Observou-se que, com a implantação do programa de boas práticas de ordenha, houve uma redução dos índices de CBT e CCS no leite das propriedades avaliadas entre a primeira e a última avaliação. O número de propriedades com índices de CBT superiores aos permitidos pela IN n.62, foi reduzido em 50%, e os índices de CCS em 66,6%. Os casos de mastite subclínica também apresentaram uma redução média de 24,5% para 16,0% da primeira para a última avaliação. Com a adesão de boas práticas de ordenha e acompanhamento mensal, os aspectos sanitários do leite produzido pela maior parte das propriedades passou a se apresentar dentro das exigências da legislação, mas algumas propriedades ainda não se adequaram às práticas, o que indica a necessidade da realização de novas intervenções. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
TamaralT. A.; MinighinE. C.; BitencourtR. M.; MinighinD. C.; PereiraV. G.; CarvalhoW. T. V. Efeito do programa de boas práticas de ordenha em pequenas propriedades rurais nos munícipios de Barbacena e Antônio Carlos, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 61-62, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE