Efetividade da implementação de boas práticas de ordenha sobre contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total do leite (CBT) em rebanhos mestiços localizados em região semiárida do estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. J. Oliveira
A. C. Almeida
R. R. Wenceslau
M. H. F. Morthé
C. R. Oliveira
F. E. G. Silva
J. W. G. Lima
P. H. B. B. Maia

Resumo

Selecionaram-se seis produtores de leite de municípios localizados no norte de Minas Gerais. As propriedades utilizavam o sistema semi-intensivo, com alimentação à base de pastagens para estação chuvosa, e silagem de sorgo para o período de seca. A ordenha era realizada duas vezes ao dia, por meio de ordenha mecânica do tipo “balde ao pé” sem bezerro. Durante o período de janeiro/2008 a dezembro/2012 foram coletadas 1.440 amostras de leite total do rebanho. As amostras foram coletadas mensalmente e encaminhadas a um laboratório credenciado pelo MAPA para realização de análises de contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total do leite (CBT). Em cada propriedade foi aplicado um questionário no início do período de avaliação e depois a cada ano, abordando medidas visando ao controle, à prevenção da mastite e à redução da CCS e CBT. As boas práticas de ordenha foram implantadas e os valores dos dois indicadores (CCS e CBT) foram comparados ao longo do período de cinco anos. Em todas as fazendas, a análise de regressão revelou a existência de redução significativa de CBT ao longo dos anos trabalhados. As práticas que tiveram associação com valores de CBT <100.000 /mL analisadas pelo teste de qui-quadrado (p<0,05) foram a retirada dos primeiros jatos de leite uso do pré-dipping, secagem dos tetos com papel toalha, tempo de contato de produto pré-dipping nos tetos de 30 segundos, uso de pós-dipping, adoção de linha de ordenha, detecção de mastite clínica diariamente e descarte de animais com mastite crônica. No período de estudo, a CCS manteve-se constante em três fazendas que já apresentavam contagens abaixo de 200.000/mL, em uma fazenda houve redução e em outra houve aumento de contagem. Os dados foram analisados estatisticamente por análise de regressão. Práticas de manejo de ordenha adequado apresentaram associação com CCS pelo teste de qui-quadrado (p<0,05), sendo as mesmas citadas para CBT e também o uso de terapia da vaca seca, acompanhamento de animais com ferimentos em tetos, a retirada de fezes do estábulo na hora da ordenha e da área de alimentação, o uso de água tratada na ordenha, ausência de barro próximo aos bebedouros e treinamento dos funcionários. Os resultados evidenciam a efetividade da implementação de boas práticas em rebanhos mestiços em região semiárida. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraS. J.; AlmeidaA. C.; WenceslauR. R.; MorthéM. H. F.; OliveiraC. R.; SilvaF. E. G.; LimaJ. W. G.; MaiaP. H. B. B. Efetividade da implementação de boas práticas de ordenha sobre contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total do leite (CBT) em rebanhos mestiços localizados em região semiárida do estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 70-70, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE