Comparação de análises de séries temporais de contagem de células somáticas de tanque de rebanhos de bovinos leiteiros localizados no Brasil e nos Estados Unidos da América

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. F. M. Mendonça
L. G. Rodrigues
M. H. C. Aquino
M. R. Silva
L. C. Mendonça
G. N. Souza

Resumo

Decisões econômicas relacionadas ao controle da mastite bovina podem ser tomadas com diferentes abrangências: animais, rebanho ou região. A contagem de células somáticas de tanque (CCST) é amplamente utilizada para o monitoramento da saúde da glândula mamária nos rebanhos e em determinadas regiões. As séries de dados temporais de regiões ou países específicos podem ser usadas para a análise comparativa da saúde da glândula mamária entre regiões e para ser estabelecida a estimativa da tendência de mastite subclínica dos rebanhos leiteiros de uma determinada região. O presente trabalho avaliou três séries temporais de CCST de rebanhos leiteiros localizados nos Estados Unidos da América (EUA) e da região sudeste do Brasil no período compreendido entre 1995 e 2014. As informações foram utilizadas em uma análise estatística da média geométrica anual de CCST e da porcentagem de rebanhos leiteiros com a média geométrica de CCST superior a 400.000 células/mL no Brasil e nos EUA. A avaliação das informações das séries temporais de CCST foi efetuada com o emprego de estatística descritiva e de um modelo de regressão linear. Os resultados obtidos revelaram que a média geométrica anual de CCST e a porcentagem média de rebanhos leiteiros com CCST maior que 400.000 células/mL foram distintas (p<0,05) de acordo com os países e as séries temporais avaliadas. O modelo de regressão linear usado para a série temporal dos EUA foi estatisticamente significante (p<0,05) para a média geométrica anual de CCST e para a porcentagem média de rebanhos com CCST maior que 400.000 células/mL. A primeira e a segunda séries temporais dos EUA apresentaram uma tendência crescente e decrescente para a média geométrica anual de CCST e para a porcentagem de rebanhos leiteiros com CCST acima de 400.000 células/mL, respectivamente. O modelo de regressão linear para a série temporal do Brasil não foi significante (p>0,05) para ambas as variáveis estudadas. A série temporal do Brasil não apresentou tendência decrescente para a média geométrica anual de CCST ou para a porcentagem de rebanhos leiteiros com CCST acima de 400.000 células/mL. Dessa forma, pode-se concluir que de 40 a 50% dos rebanhos leiteiros da Região Sudeste do Brasil não alcançarão os limites regulatórios para CCST ao longo dos próximos anos. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MendonçaJ. F. M.; RodriguesL. G.; AquinoM. H. C.; SilvaM. R.; MendonçaL. C.; SouzaG. N. Comparação de análises de séries temporais de contagem de células somáticas de tanque de rebanhos de bovinos leiteiros localizados no Brasil e nos Estados Unidos da América. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 71-71, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE