Variação de fatores físico-químicos em biodigestores de fluxo contínuo no tratamento de dejeto de bovino leiteiro com adição de biorremediadores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. M. S. Ferreira
P. M. P. Branco
R. G. S. Nogueira
M. H. Otenio
J. Lucas Júnior

Resumo

O presente trabalho avaliou a variação do pH, alcalinidade e ácidos voláteis no tratamento de dejetos bovinos leiteiros com a adição de um biorremediador (B) em biodigestores de fluxo contínuo. O ensaio teve a duração de 63 dias. Foram utilizados 16 biodigestores com os seguintes tratamentos: com separação (CS), com separação + B (CS+B), sem separação (SS), sem separação + B (SS+B). Os afluentes dos quatro tratamentos apresentaram pH inferior a 7. Para os efluentes, os quatro tratamentos permaneceram próximos à neutralidade, quando não houve adição de biorremediador os pH variaram entre 6,7 a 7,6 e com adição do biorremediador variaram entre 6,9 a 7,6. Os valores de pH inferiores nos afluentes, quando comparados com os valores dos efluentes, indicam a capacidade de tamponamento do processo de biodigestão anaeróbia. As relações entre alcalinidade intermediária (AI) e parcial (AP) para os tratamentos CS e CS+B ficaram entre 0,2 a 0,3. Para os tratamentos SS e SS+B foram superiores, variando entre 0,7 a 1,1; tais tratamentos podem ter sofrido influência pela maior quantidade de material orgânico quando comparados àqueles em que houve a separação da fração sólida. Os tratamentos CS e CS+B tiveram menor concentração de ácidos voláteis em seus efluentes, isso se deve à menor quantidade de sólidos presentes nos tratamentos com separação. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
FerreiraL. M. S.; BrancoP. M. P.; NogueiraR. G. S.; OtenioM. H.; Lucas JúniorJ. Variação de fatores físico-químicos em biodigestores de fluxo contínuo no tratamento de dejeto de bovino leiteiro com adição de biorremediadores. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 75-75, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE