Correlação entre a contagem de células somáticas e o california mastitis test no diagnóstico de mastite em vacas holandesas

Main Article Content

E. C. Minighin
E. C. Minighin
C. A. O. Carvalho
D. F. Q. Villanova
R. V. G. Pereira
W. T. V. Carvalho

Abstract

A mastite, um processo inflamatório da glândula mamária de etiologia geralmente infecciosa, é uma das mais complexas e dispendiosas doenças da indústria leiteira. De acordo com sua forma de manifestação, a mastite pode ser dividida em dois grupos. A forma subclínica não apresenta alterações visíveis no leite e no úbere da vaca, cuja produção de leite diminui. A forma clínica apresenta sinais evidentes, tais como edema, hipertermia, endurecimento e dor da glândula mamária e/ou aparecimento de grumos, pus ou alterações das características do leite. O presente trabalho investigou a correlação existente entre o resultado do California Mastitis Test (CMT) e a contagem de células somáticas (CCS), aplicados ao diagnóstico de mastite ao longo dos seis primeiros meses de lactação de um grupo de vacas. O experimento foi executado no Núcleo de Zootecnia do IFSUDESTEMG – Campus Barbacena. A amostragem do leite foi realizada quinzenalmente durante a primeira ordenha do dia, onde foram avaliadas 16 vacas holandesas, durante o período de julho de 2015 a janeiro de 2016. O CMT foi realizado após acomodação dos animais na sala de ordenha e a prova do tamis. Para realização da CCS, as amostras foram coletadas conforme o manual de rotina para uma coleta de qualidade, fornecido pelo laboratório de Qualidade do Leite da Embrapa Gado Leite em Juiz de Fora, sendo encaminhadas a eles em uma caixa isotérmica, com gelo reciclável. Os resultados obtidos foram analisados com o cálculo do coeficiente de correlação de Sperman por meio do programa Minitab® 17. O coeficiente de correlação existente entre CMT e CCS do total de amostras coletadas ao longo dos seis primeiros meses de lactação apresentou valor de r = 0,654. Esses dados demonstram que o método do CMT é um bom instrumento para a avaliação dos índices de mastite subclínica do rebanho, além de ser um método barato e prático quando comparado à análise de CCS. A CCS e o CMT apresentam alta correlação, e os dois procedimentos podem ser empregados para o estabelecimento do diagnóstico de mastite em vacas lactantes.

Article Details

How to Cite
MINIGHIN, E. C.; MINIGHIN, E. C.; CARVALHO, C. A. O.; VILLANOVA, D. F. Q.; PEREIRA, R. V. G.; CARVALHO, W. T. V. Correlação entre a contagem de células somáticas e o california mastitis test no diagnóstico de mastite em vacas holandesas. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 3, p. 75-75, 21 Dec. 2016.
Section
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE