Utilização do controle leiteiro para a avaliação da contagem de células somáticas em rebanhos da raça jersey no estado do Rio Grande do Sul, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. Andretta
C. P. Meirelles
J. C. Siebel
G. O. Suzin
S. L. C. Haertel
H. L. Gonzalez
N. D. Cerescer
C. D. Timm

Resumo

O controle leiteiro, procedimento utilizado para monitorar a composição do leite, fatores nutricionais e reprodutivos dos rebanhos, permite o delineamento de estratégias destinadas ao aprimoramento de condições relacionadas a sistema produtivo, ao manejo e à alimentação dos animais da propriedade. O presente trabalho analisa os registros do controle leiteiro efetuados no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2015, em intervalos de 15 a 45 dias, em 28 propriedades de criação de gado Jersey localizadas na região sul do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O acompanhamento de 2.358 lactações revelou uma média de produção de 4.879 litros/lactação, demonstrando variações ao longo dos meses mensurados, apresentando médias inferiores nos meses de junho, julho e dezembro e médias superiores nos meses de setembro, outubro e janeiro, o que é uma variação esperada em função da maior disponibilidade e qualidade da forragem na região trabalhada. A contagem de células somáticas foi superior nos meses de julho, agosto e setembro do primeiro ano estudado, seguida de um gradual declínio nos anos seguintes e passando de 1,0x106UFC/ml para 3,2x105 UFC/ml de média mensal. Resultado que está dentro dos padrões exigidos pelo MAPA (até 5,0x105 UFC/ml). É importante salientar que esses parâmetros podem ser alterados por diversos fatores como genética, idade do animal, fase de lactação e nutrição. Conclui-se que há uma variação da contagem de células somáticas ao longo do ano, e que o controle leiteiro permite a identificação do potencial produtivo dos animais e a seleção dos indivíduos que podem contribuir para melhorar a qualidade do leite dos rebanhos. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AndrettaM.; MeirellesC. P.; SiebelJ. C.; SuzinG. O.; HaertelS. L. C.; GonzalezH. L.; CerescerN. D.; TimmC. D. Utilização do controle leiteiro para a avaliação da contagem de células somáticas em rebanhos da raça jersey no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 79-79, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE