Mão do ordenhador como fonte de contaminação de Staphylococcus coagulase positiva em sistema de ordenha mecânica tipo balde ao pé no estado do Rio Grande do Sul, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. Andretta
J. Dal Vesco
J. F. Rosa
F. R. Pinto
H. L. Gonzalez
C. D. Timm
R. C. Conceição
N. A. Cereser

Resumo

Na busca das principais fontes de contaminação do leite, é importante que se faça o estudo do ambiente de ordenha. Muitos microrganismos podem estar presentes, mas o Staphylococcus coagulase positiva merece destaque por ser um importante agente infeccioso na cadeia epidemiológica da mastite bovina, ocasionando também graves problemas de saúde pública. Nesse sentido, a mão do ordenhador pode se constituir em importante fonte de contaminação e transmissão, especialmente do Staphylococcus aureus, microrganismo comensal da pele. Caso não seja efetuada uma higiene correta, o agente poderá ser veiculado ao leite pelo contato com equipamentos, utensílios e superfície dos tetos. Dessa maneira, o presente trabalho investigou a possibilidade de a superfície das mãos do ordenhador ser uma fonte de contaminação e de disseminação de Staphylococcus coagulase positiva durante a prática da ordenha. Para isso, foram realizadas quatro coletas consecutivas e semanais em 12 propriedades, com sistema de ordenha mecânica tipo balde ao pé, localizadas na região sul do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, totalizando 47 amostras. Com zaragatoa estéril foi efetuada a amostragem de uma das palmas da mão e dos espaços interdigitais. A contagem de Staphylococcus coagulase positiva foi realizada conforme metodologia estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Apenas nas mãos do ordenhador de uma propriedade não foi isolado Staphylococcus coagulase positiva. Em nove amostras as contagens variaram de 1,0x101 UFC/mão a 5,0x102 UFC/mão, oriundas de sete propriedades distintas. Cinco amostras de propriedades diferentes apresentaram contagens situadas entre 5,0x102 UFC/mão e 1,0x103 UFC/mão. As maiores contagens de Staphylococcus coagulase positiva (>1,0x103 UFC/mão), representando 17% das amostras, foram obtidas em oito amostras de seis propriedades distintas, nas quais a contagem média foi de 8,8x103 UFC/ mão. Destaca-se uma propriedade com altas contagens em três das quatro coletas realizadas (2,6x103 UFC/mão, 2,2x104 UFC/mão e 2,9x104 UFC/mão). Conclui-se que, em 11 de 12 propriedades trabalhadas, as mãos dos ordenhadores foram identificadas como importante fonte de contaminação e disseminação do Staphylococcus coagulase positiva, o que justifica a implantação de um programa de conscientização sobre boas práticas de higiene na ordenha. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AndrettaM.; Dal VescoJ.; RosaJ. F.; PintoF. R.; GonzalezH. L.; TimmC. D.; ConceiçãoR. C.; CereserN. A. Mão do ordenhador como fonte de contaminação de Staphylococcus coagulase positiva em sistema de ordenha mecânica tipo balde ao pé no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 83-83, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE