Avaliação dos resultados de contagem de células somáticas e contagem bacteriana total do leite cru refrigerado produzido em uma fazenda na região sudoeste do estado do Paraná, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

M. C. B. Silva
J. C. S. Marques
I. M. R. Leão
F. A. R. Santos
J. J. Roquette
A. M. C. Lima

Resumo

No ano de 2015, a região sudoeste do Estado do Paraná, Brasil, produziu 1,164 bilhão de litros de leite, representando 53% da produção total do estado. O aperfeiçoamento e a ampliação dessa produção depende da melhoria das condições higiênico-sanitárias dos rebanhos, os quais devem ser monitorados por indicadores de qualidade do leite representados pela contagem de células somáticas (CCS) e contagem bacteriana total (CBT), cujos valores permitidos são estabelecidos pela Instrução Normativa n. 62 (IN n. 62), de 29 de dezembro de 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O presente trabalho analisou os resultados de CCS e CBT do leite cru refrigerado, produzido na cidade de Mariópolis/PR, no período compreendido entre os meses de janeiro a dezembro de 2015. A propriedade trabalhada explorada por mão de obra familiar contava com aproximadamente 14 vacas em lactação, pouca mecanização e produção média de 10.331 litros de leite por ano. Os limites estabelecidos de CCS e CBT pela IN n. 62 em leite cru refrigerado são respectivamente 500.000 CS/ml e 300.000 UFC/ml. A propriedade acompanhada apresentou a média aritmética anual de 423.000 CS/mL e 219.000 UFC/ml, com coeficiente de variância de 35,44% de CCS e 44,41% de CBT, situando-se, portanto, dentro dos limites regulamentares.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaM. C. B.; MarquesJ. C. S.; LeãoI. M. R.; SantosF. A. R.; RoquetteJ. J.; LimaA. M. C. Avaliação dos resultados de contagem de células somáticas e contagem bacteriana total do leite cru refrigerado produzido em uma fazenda na região sudoeste do estado do Paraná, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 86-86, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE