Investigação da qualidade microbiológica de amostras de leite cru produzidos na fazenda experimental do instituto de ciências agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. V. L. Marques
P. Vieira
A. L. F. S. Cunha
C. C. Cabrini
M. S. Pinto

Resumo

A rica composição de nutrientes do leite faz com que esse produto seja um importante meio de cultura para o desenvolvimento de microrganismos patogênicos. O consumo de leite cru é uma preocupação para a saúde pública, pois o produto pode veicular uma série de doenças transmitidas por alimentos. Embora sua comercialização seja proibida há mais de 50 anos, o leite cru ainda é comumente consumido no Brasil, principalmente nas regiões menos desenvolvidas. A qualidade do leite cru é influenciada diretamente pelas condições de armazenamento e higiene na ordenha, bem como sanidade dos animais. O presente trabalho efetuou contagens de Staphylococcus aureus, Escherichia coli e coliformes totais em amostras de leite cru produzido na fazenda experimental do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, dentro dos padrões higiênicos e sanitários preconizados pela legislação vigente por vacas livres de mastite e não submetidas a tratamentos com antibióticos. Foram analisadas 40 amostras de leite de conjunto produzidas de março a dezembro de 2015. Para análises de S. aureus, coliformes totais e E. coli foram utilizados, respectivamente, o Petrifilm 3M – Rapid S. aureus (RSA) Count Plate (AOAC 981.15) e Petrifilm Coliformes/E.coli (AOAC 991.14 – Contagem de Coliformes e E. coli em alimentos, película Reidratável Seca), de acordo com os procedimentos determinados pelo distribuidor. Em nenhuma das amostras avaliadas foram altos os índices dos microrganismos pesquisados. As maiores contagens observadas foram: 2,3 Log UFC. mL-1 para S. aureus, 2,13 Log UFC. mL-1 para coliformes totais e 1,41 Log UFC. mL-1 para S. aureus. Os resultados obtidos demostraram que a implementação de procedimentos higiênicos sanitários e a conscientização dos funcionários possibilitam a obtenção de um leite de cru de qualidade sanitária aceitável.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MarquesA. V. L.; VieiraP.; CunhaA. L. F. S.; CabriniC. C.; PintoM. S. Investigação da qualidade microbiológica de amostras de leite cru produzidos na fazenda experimental do instituto de ciências agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 91-91, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE