Caracterização genotípica e perfil de resistência a antimicrobianos em estirpes de s. Aureus isolados de mastite subclínica bovina

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

S. L. S. Marques-Bastos
J. F. M. Mendonça
M. C. F. Bastos
C. C. Lange
M. A. V. P. Brito

Resumo

A mastite é a inflamação da glândula mamária causada, principalmente, pela presença de bactérias e o gênero Staphylococcus tem sido o mais isolado em casos de mastite bovina. Essa doença pode causar alterações no leite, comprometendo sua qualidade e a dos seus derivados. A mastite gera grandes perdas econômicas devido à queda da produção de leite, ao descarte do leite contaminado e, também, dos animais infectados. O S. aureus é um importante patógeno, classificado como contagioso. Sua caracterização é importante para que possam ser determinados os fenótipos e os genótipos associados aos casos de mastite bovina. O presente trabalho determinou o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos de 15 estirpes de S. aureus isoladas de mastite subclínica bovina e avaliou a similaridade genotípica existente entre as estirpes. As bactérias foram isoladas e identificadas de acordo com o National Mastitis Council (2014). O teste de suscetibilidade aos antimicrobianos foi realizado pela técnica de discodifusão, utilizando-se 11 formulações diferentes: penicilina (10 U), gentamicina (10 μg), ampicilina (10 μg), clindamicina (2 μg), ceftiofur (30 μg), sulfametoxazol + trimetoprima (23,75 + 1,25 μg), cefalotina (30 μg), sulfisoxazole (300 μg), oxacilina (1 μg), cefoxitina (30 μg) e tetraciclina (30μg). As amostras foram submetidas à tipagem molecular utilizando-se a técnica de PFGE. As análises dos perfis de restrição da enzima SmaI foram realizadas por inspeção visual. As 15 estirpes foram divididas em dez pulsotipos de acordo com o padrão de fragmentos apresentado. Dessas estirpes, sete apresentaram resistência a pelo menos um antimicrobiano testado, todas elas pertenciam a pulsotipos distintos. Duas estirpes apresentaram resistência apenas à oxacilina, uma apresentou resistência à penicilina e à ampicilina, três apresentaram resistência à penicilina, à ampicilina e à oxacilina e uma apresentou resistência à quatro antimicrobianos: penicilina, ampicilina, oxacilina e tetraciclina. As estirpes que apresentaram o perfil de restrição semelhante revelaram perfis diferentes de sensibilidade aos antimicrobianos. A similaridade genotípica, dada pelo PFGE, parece não estar relacionada com o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos. Concluiu-se que, nesse caso, não foi constatada a existência de perfil genético associado a uma linhagem com um determinado fenótipo de resistência.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Marques-BastosS. L. S.; MendonçaJ. F. M.; BastosM. C. F.; LangeC. C.; BritoM. A. V. P. Caracterização genotípica e perfil de resistência a antimicrobianos em estirpes de s. Aureus isolados de mastite subclínica bovina. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 92-92, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE