Qualidade microbiológica da água utilizada em propriedades leiteiras localizadas no município de Três Corações, estado de Minas Gerais, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

T. C. Martins
P. P. Araujo
G. R. Moura
A. F. Silva
I. F. Peixoto
M. A. Pereira

Resumo

A água é um dos elementos fundamentais para a existência do homem e para o equilíbrio de toda a Natureza. Nas granjas produtoras de leite, a qualidade e a quantidade de água são fundamentais para suprir as necessidades do consumo humano e dos animais. Em virtude de sua intensa utilização nas propriedades leiteiras, a água pode ser uma expressiva fonte de veiculação de microrganismos para o leite, pois além de servir para o consumo dos animais, seu uso é fundamental em atividades relacionadas à ordenha e sanidade do rebanho. A água de boa qualidade garante a saúde e bem-estar animal e a produção de um leite seguro para o consumo humano. O experimento foi conduzido em 20 propriedades, no período compreendido entre os meses de fevereiro a junho de 2016, no município de Três Corações, do Estado de Minas Gerais, Brasil, com o objetivo de avaliar a qualidade microbiológica da água utilizada na ordenha. A coleta de amostras de água foi realizada nos meses de maio e junho de 2016. As amostras de água, coletadas assepticamente em frascos esterilizados com capacidade de 40mL, foram enviadas a um laboratório particular do município. Todas as amostras foram negativas para a presença de coliformes fecais, coliformes termotolerantes, Escherichia coli e protozoários. No entanto, as contagens de microrganismos mesófilos aeróbios situaram-se entre 0 a 1,4 x 103 UFC. mL-1, e 30% das amostras apresentaram populações desses microrganismos com valores superiores ao limite permitido para água potável (5 x 102 UFC. mL-1), o que pode prejudicar a qualidade do leite. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MartinsT. C.; AraujoP. P.; MouraG. R.; SilvaA. F.; PeixotoI. F.; PereiraM. A. Qualidade microbiológica da água utilizada em propriedades leiteiras localizadas no município de Três Corações, estado de Minas Gerais, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 93-93, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE