Impacto da contagem de células somáticas na qualidade do leite captado em oito laticínios da região Sul do Brasil, em setembro de 2014

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

C. E. G. Aguilar
G. A. M. Rossi
H. O. Silva
A. M. C. Vidal

Resumo

A contagem de células somáticas (CCS) é um parâmetro de fundamental importância para uma atividade sustentável e deve ser monitorada, tanto pelo produtor quanto pelo laticínio. Rebanhos produtores com elevada CCS por causas infecciosas têm sua produção de leite reduzida devido aos danos causados no tecido secretor, os quais, na dependência da intensidade da infecção, podem ocasionar perdas superiores a 30% do potencial produtivo do animal. Para os laticínios, um leite com elevada CCS resulta em um produto com menor vida útil, redução de caseína e lactose, dentre outros problemas tecnológicos. O presente trabalho foi delineado para investigar a CCS de 14.000.000 litros de leite recebidos por oito laticínios localizados na Região Sul do Brasil. As investigações foram efetuadas durante o mês de setembro de 2014. Na média, ponderada pelo volume, a CCS total foi de 658.000 células/mL, sendo que apenas dois laticínios apresentaram a CCS inferior a 600.000 células/mL, e nenhum abaixo de 300.000 células/mL (indicativo de um leite oriundo de um úbere saudável). A ausência de um padrão máximo de CCS para recebimento de leite cru nos laticínios faz com que esse parâmetro tenha muitas vezes uma importância menor no controle de descarga de leite do que outros componentes, o que pode redundar no fornecimento de produtos com baixa qualidade para o consumidor final. 

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AguilarC. E. G.; RossiG. A. M.; SilvaH. O.; VidalA. M. C. Impacto da contagem de células somáticas na qualidade do leite captado em oito laticínios da região Sul do Brasil, em setembro de 2014. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 14, n. 3, p. 96-96, 21 dez. 2016.
Seção
III SIMPÓSIO DE QUALIDADE DO LEITE