Campanha antirrábica canina e felina: a importância da equipe de trabalho: recursos utilizados e resultados obtidos pelos municípios no desenvolvimento da campanha antirrábica canina e felina na região de São José do Rio Preto/SP, Brasil, no período de 2009 a 2013
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A raiva é uma zoonose transmitida por contato direto com animais infectados pelo vírus rábico do gênero Lyssavirus. A raiva ocorre em mais de 150 países, em 84% dos casos na área rural, e atinge principalmente crianças. É uma enfermidade negligenciada e prevenível, e a vacinação em massa de cães e gatos é um fator primordial para controlar e eliminar a raiva em áreas urbanas. Considerando a importância da campanha antirrábica canina e felina e a dificuldade que os municípios encontram na obtenção de cobertura vacinal igual ou maior que 80% para cães e 70% para gatos, busca-se, com este estudo, conhecer as pessoas, estruturas e recursos envolvidos nessa campanha na região de São José do Rio Preto. Foi elaborado um questionário e enviado a todos os municípios. Verificou-se que é necessário formar equipes específicas para trabalhar com zoonoses, com infraestrutura e remuneração adequadas, e que toda campanha deve contar com a participação do médico-veterinário.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);