Campanha antirrábica canina e felina: a importância da equipe de trabalho: recursos utilizados e resultados obtidos pelos municípios no desenvolvimento da campanha antirrábica canina e felina na região de São José do Rio Preto/SP, Brasil, no período de 2009 a 2013

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Mônica Regina Bocchi

Resumo

A raiva é uma zoonose transmitida por contato direto com animais infectados pelo vírus rábico do gênero Lyssavirus. A raiva ocorre em mais de 150 países, em 84% dos casos na área rural, e atinge principalmente crianças. É uma enfermidade negligenciada e prevenível, e a vacinação em massa de cães e gatos é um fator primordial para controlar e eliminar a raiva em áreas urbanas. Considerando a importância da campanha antirrábica canina e felina e a dificuldade que os municípios encontram na obtenção de cobertura vacinal igual ou maior que 80% para cães e 70% para gatos, busca-se, com este estudo, conhecer as pessoas, estruturas e recursos envolvidos nessa campanha na região de São José do Rio Preto. Foi elaborado um questionário e enviado a todos os municípios. Verificou-se que é necessário formar equipes específicas para trabalhar com zoonoses, com infraestrutura e remuneração adequadas, e que toda campanha deve contar com a participação do médico-veterinário.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
BocchiM. R. Campanha antirrábica canina e felina: a importância da equipe de trabalho: recursos utilizados e resultados obtidos pelos municípios no desenvolvimento da campanha antirrábica canina e felina na região de São José do Rio Preto/SP, Brasil, no período de 2009 a 2013. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 2, p. 8-16, 11 dez. 2017.
Seção
SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA