Atendimento de um filhote de macaco-prego (Cebus libidinosus) em Jaguariúna, Estado de São Paulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. E. C. Moraes
A. C. A. S. Bengezen
A. L. A. A. Fabiano
M. C. O. Pelisão

Resumo

Jaguariúna é um município localizado na região de Campinas, estado de São Paulo, Brasil, com uma população de aproximadamente 53.069 habitantes, segundo dados do IBGE de 2016. A Secretaria da Saúde e a Defesa Civil do município, são responsáveis por solucionar as demandas com animais. Em janeiro deste ano, a Defesa Civil atendeu
uma ocorrência de um primata não humano próximo a uma empresa da cidade. Sob instruções do médico-veterinário
da Saúde, o animal foi imediatamente resgatado. O animal, um filhote de macaco-prego (Cebus libidinosus), foi encaminhado a uma clínica veterinária credenciada pela prefeitura de Jaguariúna. Com o risco da febre amarela, existente atualmente no Brasil, foram tomados todos os cuidados tanto para a proteção do pequeno macaco-prego quanto para a proteção dos contactantes. Foi efetuada a notificação e preenchida a ficha do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). O ambiente onde o animal ficou alojado foi dotado de telas protetoras para evitar o contato com mosquitos e outros animais. Os humanos contactantes usaram repelentes para insetos. O animal passou a receber cuidados intensivos e foi constatado que ele estava debilitado, mas não doente. O filhote, com um mês de idade, recebeu um urso de pelúcia para substituir e suprir a falta da mãe; alimentação a cada duas horas, incluindo o período noturno; e fralda descartável para a manutenção de sua higiene. Os profissionais envolvidos priorizaram a vida do animal dentro de preceitos éticos, prevalecendo a prudência em relação a epizootia e não diminuíram os cuidados e o atendimento médico ao animal.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MoraesJ. E. C.; BengezenA. C. A. S.; FabianoA. L. A. A.; PelisãoM. C. O. Atendimento de um filhote de macaco-prego (Cebus libidinosus) em Jaguariúna, Estado de São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 56-56, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO