A castração como um dos recursos disponíveis para o manejo populacional de cães e gatos com resultados positivos em Jaguariúna, Estado de São Saulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

J. E. C. Moraes
J. R. S. Morais
W. Fregni
M. C. O Pelisão

Resumo

O município de Jaguariúna, estado de São Paulo, Brasil, apresenta uma população de seres humanos de 53.069 habitantes, segundo o IBGE de 2016, e uma população estimada de 8.262 cães e gatos. No ano de 2006, a prefeitura do município passou a realizar o projeto de castração permanente como estratégia destinada ao manejo da população local de cães e gatos. A partir do ano de 2008, a atividade passou a ser executada com a colaboração do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Dessa parceria, no transcurso de dez anos foi realizada a castração de mais de 6000 animais, o que contribuiu para evitar o acúmulo e a aglomeração destes em vias públicas devido ao cio das fêmeas. As etapas da campanha de castração incluem: a) programação e entrega dos medicamentos, realizada pela prefeitura; e b) cirurgias realizadas pelo projeto social do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Jaguariúna durante todo o ano nas quartas e quintas-feiras na própria faculdade. A prefeitura de Jaguariúna possui um órgão que registra os casos de atropelamentos de animais no município e por meio dele foi levantado o seguinte dado: os registros de atropelamentos em vias públicas nos anos de 2005 e 2015 foram, respectivamente, 14 e 6. Neste período de 10 anos houve uma queda constante da população de cães e gatos, atingindo-se o total de 6.500 animais castrados, o que é um valor significativo considerando-se que a estimativa da população desses animais é da ordem de 8.262 indivíduos. De fato, atualmente percebe-se a ausência de cadelas no cio circulando nas vias públicas do município. A castração permanente de um grande número de animais (castração em massa) pode reduzir o número de casos de atropelamento destes em vias públicas, pois há uma redução das aglomerações de animais nesses locais devido ao instinto de reprodução desencadeado pelo cio das cadelas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
MoraesJ. E. C.; MoraisJ. R. S.; FregniW.; PelisãoM. C. O. A castração como um dos recursos disponíveis para o manejo populacional de cães e gatos com resultados positivos em Jaguariúna, Estado de São Saulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 56-56, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO