Índices epidemiológicos de controle de zoonoses do município de Ouro Branco, estado de Minas Gerais, Brasil, no ano de 2016

Conteúdo do artigo principal

F. D. Luns
R. C. L. A. Luns

Resumo

Este trabalho estabelece que o levantamento da ocorrência de zoonoses em seres humanos no município de Ouro Branco, estado de Minas Gerais, Brasil, no ano 2016 foi de 50 casos confirmados de dengue, um caso confirmado de leptospirose e ausência de casos confirmados de raiva urbana canina e de leishmaniose canina. Os registros da ocorrência de zoonoses em seres humanos no município indicam que os esforços para a proteção à saúde pública devem ser intensificados no controle de vetores da dengue e de animais sinantrópicos, que podem transmitir a leptospirose. As ações de controle populacional de cães não são prioridades no momento, contudo, a campanha antirrábica anual para cães e gatos e o acompanhamento do surgimento da leishmaniose em cães, por teste sorológico, devem ser mantidos e consolidados.

Detalhes do artigo

Seção

VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO

Como Citar

Índices epidemiológicos de controle de zoonoses do município de Ouro Branco, estado de Minas Gerais, Brasil, no ano de 2016. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 68–68, 2017. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37657. Acesso em: 5 dez. 2025.