Importância Do Projeto Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) na cidade de curitiba e região metropolitana, estado do Paraná, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

B. P. Nunes
D. L. Vieira
I. S. C. L. Scalco
R. C. M. G. Garcia

Resumo

Com a domesticação de cães e gatos, o homem passou a ser o responsável pelo bem-estar dessas espécies. Com o crescimento do número de animais de estimação, cresce também o número de animais encontrados em situação de abandono nas ruas. Embora o abandono seja crime, essa prática ainda é muito comum. Os problemas relativos ao abandono e maus-tratos são agravados pela falta de esclarecimento das pessoas com relação à responsabilidade envolvida na posse de um animal. A grande população de animais de rua é um problema de saúde pública, já que podem transmitir zoonoses e provocar acidentes, e um problema de proteção e bem-estar animal, pois cães e gatos errantes vivem em situações inadequadas e são vítimas de maus-tratos. Faz-se necessário a implantação de programas educativos que esclareçam a população e que a influencie a assumir seus deveres para com os animais de companhia, assim como é importante associar as práticas educativas a programas de vacinação, esterilização e monitoramento epidemiológico. A castração é um procedimento cirúrgico de baixo risco, de recuperação rápida e pós-operatório simples que se apresenta como um meio eficaz no controle populacional de cães e gatos. O projeto da Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (Umees) surgiu em 2010 com o objetivo de realizar o controle populacional ético de cães e gatos em Curitiba e na região metropolitana, estado do Paraná, Brasil. A Umees promove ações e medidas educativas voltadas à saúde pública e também a realização de procedimentos de castração de cães e gatos. O controle reprodutivo combinado a educação dos proprietários sobre guarda responsável e bem-estar animal faz que a população atingida assuma maiores responsabilidades quanto aos cuidados dispensados a seus animais. Os resultados do projeto vêm sendo positivos, com um grande número de animais submetidos ao processo contraceptivo da esterilização e com os proprietários recebendo informações a respeito de posse responsável e bem-estar animal. Os alunos de Medicina Veterinária também são beneficiados com o aprendizado prático cirúrgico e clínico, além de serem sensibilizados para se tornarem profissionais capazes de atuar em benefício da saúde pública. É necessário promover medidas que auxiliem no controle populacional de cães e gatos visando reduzir os impactos negativos oriundos do acúmulo de animais nas ruas.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
NunesB. P.; VieiraD. L.; ScalcoI. S. C. L.; GarciaR. C. M. G. Importância Do Projeto Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES) na cidade de curitiba e região metropolitana, estado do Paraná, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 3, p. 89-90, 1 mar. 2017.
Seção
VIII CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO