Redução da incidência da miopatia de esforço (síndrome da rabdomiólise por esforço – SRE) em equídeos na romaria de franco da rocha a aparecida com o uso de Rhus toxicodendron 12ch: relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

A. C. C. Aparicio
A. C. Carvalho

Resumo

Equídeos de romaria têm tendência a desenvolver a síndrome da rabdomiólise por esforço (SRE), também conhecida por miopatia de esforço, uma vez que boa parte destes animais é levada a esforços excessivos sem receberem preparo físico adequado antes de longas caminhadas. A SRE é uma afecção muito importante no meio equestre, já que causa grandes prejuízos para o proprietário e, principalmente, para o animal, podendo levá-lo a óbito (REED; BAYLY, 2000). A SRE caracteriza-se por: esforço excessivo, desequilíbrio eletrolítico, desidratação e injúria muscular. Alguns animais podem apresentar os sintomas mesmo após pouca atividade, por isso, é importante correlacionar atividade física ao condicionamento e quando o quadro se manifestar, considerar o animal predisposto a outras ocorrências. Outros motivos, como musculaturas mais exigidas e mais afetadas, dieta rica em carboidratos, idade, sexo, exercícios irregulares, deficiência de vitamina E e selênio, e deficiência de cálcio, também são apontados(MELO et al., 2009; REED; BAYLY, 2000). Os principais sinais clínicos são: andar rígido; relutância a locomoção; sudorese intensa; taquicardia; taquipneia; dor muscular intensa, principalmente em músculos glúteos, bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso e epaxial; dor abdominal (em casos graves); mioglobinúria podendo causar a necrose tubular e comprometimento permanente dos rins (MELO et al., 2009; REED; BAYLY, 2000).

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AparicioA. C. C.; CarvalhoA. C. Redução da incidência da miopatia de esforço (síndrome da rabdomiólise por esforço – SRE) em equídeos na romaria de franco da rocha a aparecida com o uso de Rhus toxicodendron 12ch: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 16, n. 2, p. 71-72, 3 dez. 2018.
Seção
8º CONGRESSO DE HOMEOPATIA VETERINÁRIA DA AMVHB