Prevalência e caracterização molecular de Cryptosporidium em fezes de gatos domiciliados em zona urbana de Araçatuba, estado de São Paulo, Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

L. S. Neto
G. Widmer
M. V. Meireles
V. M. F. Lima
J. F. Gomes
S. V. Inácio
L. V. S. Matos
M. G. Marques
M. F. C. Panegossi
A. E. G. Watanabe
L. N. Oliveira
K. D. S. Bresciani

Resumo

O presente trabalho buscou estimar a prevalência de parasitismo por Cryptosporidium spp. na população de gatos domiciliados na zona urbana do Município de Araçatuba, Estado de São Paulo, Brasil e identificar a espécie do patógeno presente na região. O Cryptosporidium spp. é amplamente estudado em animais domésticos, especialmente nos de produção; contudo, a ocorrência do patógeno no hospedeiro felino é menos investigada devido à dificuldade para a colheita de amostras. O protozoário Cryptosporidium spp. pode causar diarreia severa e aguda em pacientes imunocompetentes, e é potencialmente fatal em indivíduos imunossuprimidos, podendo ocasionar grandes surtos, sobretudo por veiculação hídrica. Seres humanos infectam-se principalmente por Cryptosporidium hominis e Cryptosporidium parvum, mas o potencial zoonótico do Cryptosporidium felis, cujo principal hospedeiro é o felídeo, tem ganhado destaque e no Brasil já foi a segunda espécie mais frequentemente isolada em pacientes com HIV. A microscopia e a sorologia não diferenciam as espécies do protozoário; logo, sua caracterização molecular é importante para investigar possíveis reservatórios da doença. O censo conduzido por agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba no ano de 2010 constatou que o Município de Araçatuba que é subdividido em oito áreas censitárias (sete urbanas e uma rural), tinha uma população de 5.774 gatos domiciliados na zona urbana. Obedecendo ao cálculo de tamanho mínimo amostral, foram colhidas fezes de 138 gatos de forma aleatória e estratificada. As colheitas foram realizadas no período de agosto de 2010 a janeiro de 2011 .As amostras de fezes foram examinadas por ELISA direto, microscopia e nested-PCR, seguida de sequenciamento genético para identificação da espécie de Cryptosporidium sp. As amostras foram consideradas positivas quando os oocistos do protozoário foram detectados por pelo menos duas técnicas de diagnóstico. A prevalência obtida foi de 9,4% (IC 95: 4,5 a 14,3%), ou seja, durante o período do estudo estimou- -se que havia entre 260 e 826 gatos eliminando oocistos de Cryptosporidium no município. Seis amostras foram positivas por ELISA de captura e microscopia; duas foram positivas por ELISA de captura e nested-PCR; e cinco amostras foram positivas pelas três técnicas. O sequenciamento genético das sete amostras amplificadas revelou a presença de C. felis. Concluiu-se que a prevalência de infestação por C. felis é bastante elevada na população de gatos domiciliados na área urbana do município. Novas pesquisas deverão ser conduzidas para investigar a associação entre a infecção do patógeno em gatos e humanos contactantes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
S. NetoL.; WidmerG.; MeirelesM. V.; LimaV. M. F.; GomesJ. F.; InácioS. V.; MatosL. V. S.; MarquesM. G.; PanegossiM. F. C.; WatanabeA. E. G.; OliveiraL. N.; BrescianiK. D. S. Prevalência e caracterização molecular de Cryptosporidium em fezes de gatos domiciliados em zona urbana de Araçatuba, estado de São Paulo, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 16, n. 3, p. 80-82, 11 dez. 2018.
Seção
VIII SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL