Saúde única e multiprofissionalidade: desafios e oportunidades aos jovens Médicos-Veterinários
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Resumo
O conceito de Saúde Única parte da indissociabilidade entre saúde animal, saúde humana e saúde ambiental. Justamente por isso, detém em sua essência e proposta fortes potencialidades para a construção de uma identidade profissional pautada pelos princípios de uma atuação multiprofissional. Isso configura, por sua vez, uma janela de oportunidades para que os jovens médicos-veterinários construam contribuições diretas à área da saúde pública/coletiva. Os atuais desafios da produção do cuidado em saúde partem das complexidades em saúde para a organização de processos de trabalho a partir de dispositivos como “Clínica Ampliada” e “Gestão do Conhecimento” que implicam em desafios e oportunidades, à formação continuada dos profissionais de saúde, em especial na área de Medicina Veterinária. Com base em uma perspectiva crítica em Psicologia Organizacional e do Trabalho, o presente trabalho realiza uma síntese integrativa de pressupostos da Saúde Única, articulados a uma análise temática de conteúdo de três Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde – SUS: A – Política Nacional de Educação Permanente e Gestão do Trabalho no SUS (PNEP); B – Política Nacional de Humanização (PNH); e C – Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS). Tal análise será articulada aos pressupostos da ética do bem comum e do direito à saúde, como marcadores organizativos para a motivação no trabalho em saúde pública/coletiva. Foram identificados como conteúdos centrais os princípios de “A – sentido do trabalho”, “B – aprendizagem significativa” e “C – direito à informação”. A partir da análise de conteúdo foi observado que esses temas centrais estão ancorados no princípio do bem comum como traços inerentes aos contextos de multiprofissionalidade no trabalho em saúde. A concepção de “Clínica Ampliada” favorece a construção coletiva de conhecimentos e promove processos de gestão das habilidades e competências de profissionais da saúde, as quais, quando implicadas na formação dos médicos-veterinários, podem promover ações colaborativas e de proatividade. A saúde Única, entendida como eixo articulador da atuação do médico- -veterinário, cria uma sinergia de oportunidades para a construção da multiprofissionalidade em saúde, com claras contribuições ao campo da saúde pública e coletiva.
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