A utilização de cortes anatômicos por metameria como recurso pedagógico na anatomia topográfica em cães e sua aplicabilidade no diagnóstico por imagem

Conteúdo do artigo principal

G. B. Jarreta
G. M. Figueiredo
K. M. Gagliardo

Resumo

A tomografia computadorizada exige do profissional que interpreta suas imagens um conhecimento anatômico diferenciado, com reconhecimento das estruturas corpóreas em cortes transversais. Há muito tem sido discutido o emprego de novas metodologias para o ensino de anatomia. Com o avanço da tecnologia na área de novos métodos diagnósticos, torna-se necessária a realização de um planejamento para que o processo de aprendizagem seja atualizado e gere um aluno capaz de sobreviver a esta nova realidade diagnóstica. Assim, torna-se fundamental a inovação do ensino anatômico dentro da graduação, incluindo os cortes anatômicos transversais. Este trabalho avaliou a utilização dos cortes seccionais por metameria na disciplina de anatomia topográfica e correlacionou essa metodologia pedagógica com a aplicabilidade do aprendizado na interpretação das imagens tomográficas.

Detalhes do artigo

Seção

VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO (SINDIV)

Como Citar

A utilização de cortes anatômicos por metameria como recurso pedagógico na anatomia topográfica em cães e sua aplicabilidade no diagnóstico por imagem. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 52–53, 2019. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37845. Acesso em: 18 jul. 2025.