Classificação radiográfica de osteoartrite, de acordo com as lesões visibilizadas, em cavalos quarto de milha usados em pistas de vaquejadas rotineiramente

Conteúdo do artigo principal

A. C. F. Souza
P. C. Schellin
D. A. Junior
J. E. B. Leite

Resumo

O uso atlético de cavalos em vaquejadas pode levar ao aparecimento de lesões musculoesqueléticas. A osteoartrite é caracterizada pela degeneração e perda da cartilagem de articulações sinoviais de forma progressiva associada a alterações ósseas e em tecidos moles. A articulação metacarpofalangeana é a mais frequentemente acometida. É uma causa comum de claudicação em equinos, devido aos microtraumas repetitivos, que culmina com o abandono das atividades desportivas, causando grande impacto financeiro ao proprietário. Existem diversas etiologias para seu aparecimento, como trauma articular, fraturas, infecções, inflamações, além de idiopatia. O exame radiográfico é indicado para a visibilização das alterações ósseas, articulares ou em tecidos moles. Devido à importância dessa afecção e do exame radiográfico diagnóstico, este trabalho propõe um protocolo de classificação radiográfica dessa afecção em cavalos Quarto de Milha que participam rotineiramente de atividades realizadas em pistas de vaquejadas.

Detalhes do artigo

Seção

VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO (SINDIV)

Como Citar

Classificação radiográfica de osteoartrite, de acordo com as lesões visibilizadas, em cavalos quarto de milha usados em pistas de vaquejadas rotineiramente. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 59–59, 2019. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37855. Acesso em: 18 jul. 2025.