Estudo anatômico por metameria da cabeça e pescoço de cães associado à tomografia computadorizada e ressonância magnética

Conteúdo do artigo principal

G. B. Jarreta
M. M. O. Alcobaça
M. D. Sutilo
K. M. Gagliardo

Resumo

Os métodos de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética, têm tido notoriedade no Brasil recentemente. Tais recursos diagnósticos exigem um conhecimento anatômico diferenciado para que a interpretação das imagens seja a mais precisa possível. No que se refere ao diagnóstico das afecções da cabeça e do pescoço de cães, são inúmeras as indicações para estes exames. O estudo tradicional da anatomia topográfica na graduação do curso de Medicina Veterinária requer algumas novas metodologias para que o graduando possa interpretar tais imagens com maior facilidade. Assim, este trabalho confeccionou um roteiro ilustrado dos cortes anatômicos transversais da cabeça e pescoço do cão, e correlacionou esses cortes com imagens de tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Detalhes do artigo

Seção

VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIO (SINDIV)

Como Citar

Estudo anatômico por metameria da cabeça e pescoço de cães associado à tomografia computadorizada e ressonância magnética. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 69–70, 2019. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37872. Acesso em: 18 jul. 2025.