Efeito da gama-orizanol e L-carnitina sob parâmetros corporais, de performance e laboratoriais em equinos quarto-de-milha praticantes de três tambores

Conteúdo do artigo principal

Karina Cristina Oliveira
Camila Ferreira Bannwart-Castro
Arnaldo Sotero Luz Souza

Resumo

Os animais da raça quarto de milha são conhecidos por serem usados em diversas práticas e atividades, devido à sua alta ve­locidade. A constante busca pela melhora no ganho de massa muscular e recuperação em equinos, principalmente atletas, im­pulsiona as pesquisas para suplementos sem efeitos colaterais. O objetivo deste trabalho foi avaliar parâmetros clínicos e laborato­riais em animais dessa raça, suplementados com gama-orizanol e L-carnitina antes e após a execução da prova de três tambores. Esses equinos puros de origem recebiam 200 mililitros (ml) do suplemento Energy Horse® como suplementação alimentar mis­turados à ração para os estabulados, e via oral para os animais de piquete. Executaram o percurso de uma prova de tambor em pista de tamanho oficial em 3 momentos do experimento: dia 0, dia 30 e dia 60 após o tratamento. Os animais foram clinicamente exa­minados antes e após os exercícios (coloração de mucosas ocular e oral; frequência cardíaca; frequência respiratória; e motilidade intestinal), além da pesagem e coleta de sangue para dosagem de colesterol total, proteína total, aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT), gama glutamil transpeptidase (GGT), fosfatase alcalina (FA), creatinoquinase (CK) e glicose.


Os dados foram avaliados empregando-se o teste de análise de variância (ANOVA), seguido de comparações múltiplas pelo teste de Tukey, segundo o programa estatístico PRISM, (Graph Prism for Windows, version 6.01, GraphPad, EUA). O nível de significância adotado para todos os testes empregados foi de 5% (p < 0,05). Nossos resultados demonstraram que houve uma diferença sig­nificativa no aumento de peso dos animais tratados, menor fre­quência cardíaca e respiratória, além de importante diminuição do tempo de execução de prova dos animais atletas tratados em relação aos do grupo controle, especialmente 60 dias após o uso do suplemento e naqueles condicionados em baia. Portanto, o uso desse suplemento teve um impacto positivo no desempe­nho desses animais atletas que receberam a suplementação, em comparação aos animais não tratados, sem ocasionar qualquer prejuízo à saúde dos mesmos. E, uma vez que houve uma forte correlação negativa (r = -0,89) entre o ganho de peso corporal e tempo de execução da prova, pode-se afirmar que esse aumento do peso dos animais dado pela suplementação alimentar Energy Horse®, especialmente nos animais estabulados, está diretamente relacionado ao melhor desempenho no tempo da prova de três tambores por equinos da raça quarto de milha.

Detalhes do artigo

Seção

NUTRIÇÃO ANIMAL

Como Citar

Efeito da gama-orizanol e L-carnitina sob parâmetros corporais, de performance e laboratoriais em equinos quarto-de-milha praticantes de três tambores. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 40–46, 2019. DOI: 10.36440/recmvz.v17i2.37920. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37920. Acesso em: 5 dez. 2025.