Metacercárias (Platyhelminthes: Digenea) em espécies de peixes ornamentais de água doce no Sudeste do Brasil: relato de caso Metacercariae (Platyhelminthes: Digenea) in freshwater ornamental fish species in southeastern Brazil: case report

Conteúdo do artigo principal

H.N. DOMINGUEZ
S.C. BALIAN
K.R. TANCREDO
L.M. MARTINS
Pedro Henrique Magalhães Cardoso

Resumo

Metacercárias são larvas de trematódeos digenéticos comumente encontradas encapsuladas em brânquias, pele, músculos e órgãos internos. Geralmente não são prejudiciais aos animais quando em baixo número, porém, em altas infestações podem levar a óbito. O presente estudo relata infecções por metacercárias em 58 peixes ornamentais de água doce, provenientes de produtores de dois municípios do estado de São Paulo (Iguape e Jacareí), sudeste do Brasil. Após a análise, 13% dos animais (8/58) apresentaram metacercárias encistadas no tecido subcutâneo e 43% (25/58) apresentaram metacercárias encapsuladas em brânquias. Estes resultados destacam a importância do controle sanitário de peixes e na realização de diagnósticos que possam desenvolver programas de biosseguridade no cultivo de peixes ornamentais. É discutida a importância de assegurar a sanidade de peixes ornamentais de forma a tornar a atividade economicamente viável e reduzir perdas econômicas na produção.

Detalhes do artigo

Seção

NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO ANIMAL

Como Citar

Metacercárias (Platyhelminthes: Digenea) em espécies de peixes ornamentais de água doce no Sudeste do Brasil: relato de caso: Metacercariae (Platyhelminthes: Digenea) in freshwater ornamental fish species in southeastern Brazil: case report. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 18, n. 1, p. e37997, 2019. DOI: 10.36440/recmvz.v18i1.37997. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/37997. Acesso em: 5 dez. 2025.