Osteopatia hipertrófica associada à metástase pulmonar de carcinoma mamário sólido grau III de malignidade em um cão relato de caso

Conteúdo do artigo principal

Breno Aguiar Salzedas
Emiliana Valloto
Pamela Ferreira de Oliveira
Antônio Alexandre Speri Alves
Franco Ferraro Calderaro

Resumo

A osteopatia hipertrófica é uma síndrome caracterizada por proliferação óssea em consequência de doença pulmonar, como nódulos metastáticos. O diagnóstico é baseado na radiografia dos ossos apendiculares evidenciando a proliferação. As neoplasias mamárias são as que mais acometem os cães e, suas variantes malignas, frequentemente metastatizam. O presente relato apresenta o caso de uma cadela com carcinoma mamário sólido grau III de malignidade que apresentou metástase pulmonar e, em decorrência, desenvolveu a osteopatia hipertrófica. Devido o estágio avançado da neoplasia, a paciente foi submetida à eutanásia. Desse modo, a osteopatia pode atuar como um sinalizador para o médico veterinário para doenças pulmonares, sobretudo nódulos metastáticos.

Detalhes do artigo

Seção

CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS

Como Citar

Osteopatia hipertrófica associada à metástase pulmonar de carcinoma mamário sólido grau III de malignidade em um cão: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 19, n. 1, 2021. DOI: 10.36440/recmvz.v19i1.38052. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/38052. Acesso em: 17 jul. 2025.