Osteopatia hipertrófica associada à metástase pulmonar de carcinoma mamário sólido grau III de malignidade em um cão relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Breno Aguiar Salzedas
Emiliana Valloto
Pamela Ferreira de Oliveira
Antônio Alexandre Speri Alves
Franco Ferraro Calderaro

Resumo

A osteopatia hipertrófica é uma síndrome caracterizada por proliferação óssea em consequência de doença pulmonar, como nódulos metastáticos. O diagnóstico é baseado na radiografia dos ossos apendiculares evidenciando a proliferação. As neoplasias mamárias são as que mais acometem os cães e, suas variantes malignas, frequentemente metastatizam. O presente relato apresenta o caso de uma cadela com carcinoma mamário sólido grau III de malignidade que apresentou metástase pulmonar e, em decorrência, desenvolveu a osteopatia hipertrófica. Devido o estágio avançado da neoplasia, a paciente foi submetida à eutanásia. Desse modo, a osteopatia pode atuar como um sinalizador para o médico veterinário para doenças pulmonares, sobretudo nódulos metastáticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SalzedasB. A.; VallotoE.; OliveiraP. F. de; AlvesA. A. S.; CalderaroF. F. Osteopatia hipertrófica associada à metástase pulmonar de carcinoma mamário sólido grau III de malignidade em um cão: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 19, n. 1, 22 abr. 2021.
Seção
CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS