Avaliação do padrão lesional de cães das raças lhasa apso, yorkshire terrier, shih tzu e pug acometidos por dermatite atópica

Conteúdo do artigo principal

Ana Carolina Aparecida Fernandes
Paulo Sergio Salzo
Bruna de Paiva Fernandes

Resumo

A Dermatite Atópica (DA) é uma doença multifacetada de caráter genético, em que o paciente apresenta uma resposta imune exacerbada. Foi analisado o padrão lesional e de prurido em cães das raças lhasa apso, yorkshire terrier, shih tzu e pug de ambos os sexos, já diagnosticados anteriormente com DA, atendidos entre janeiro de 2017 a abril de 2019 no Hospital Veterinário da Universidade Metodista, com o intuito de verificar um padrão lesional mais peculiar para cada raça, resultando em lhasa apso com maior acometimento de falanges e interdigitos e menor em tronco, yorkshire terrier com maior insulto em orelhas e menor em região perianal, shih tzu resultando maior acometimento de falanges e interdigitos e menor em abdomen,e pug com maior injúria de falanges e interdigitos e menor em cabeça. Conclui-se que ao se comparar a incidência de lesões dérmicas em cães atópicos das raças estudadas, não houve grande diferença em termos de distribuição lesional.

Detalhes do artigo

Seção

CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS

Como Citar

Avaliação do padrão lesional de cães das raças lhasa apso, yorkshire terrier, shih tzu e pug acometidos por dermatite atópica. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, [S. l.], v. 19, n. 1, 2021. DOI: 10.36440/recmvz.v20i1.38053. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/38053. Acesso em: 19 jul. 2025.