Uso do sulfato de magnésio (MgSO4) na anestesia total intravenosa como adjuvante anestésico e analgésico em cadela submetida à mastectomia parcial bilateral: relato de caso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amabily Ramos de Oliveira
Juliana da Silva Bonfante

Resumo

 A utilização do Sulfato de Magnésio (MgSO4) está crescendo gradativamente na medicina veterinária, principalmente na anestesiologia, pois é um fármaco que possui propriedades analgésicas e sedativas com potencial para neuro e cardioproteção. Apresenta um grande papel na anestesia e analgesia multimodal, principalmente para controle de dor no trans e pós-operatório, reduzindo a necessidade e dose de outros fármacos analgésicos sendo efetivo para o tratamento do controle de dor.  Este relato descreve o caso de um cão, fêmea, da raça Fox Paulistinha, com 11 anos de idade, que foi submetida a mastectomia parcial bilateral onde foi anestesiada através da técnica Total Intravenosa com o Propofol associada à infusão contínua do Sulfato de Magnésio com o objetivo de avaliar a eficácia do mesmo em relação a analgesia no transoperatório e pós-operatório, redução na taxa de infusão do fármaco indutor e necessidade de resgate analgésico.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
OliveiraA. R. de; BonfanteJ. da S. Uso do sulfato de magnésio (MgSO4) na anestesia total intravenosa como adjuvante anestésico e analgésico em cadela submetida à mastectomia parcial bilateral: relato de caso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 19, n. 1, 6 maio 2021.
Seção
CIRURGIA VETERINÁRIA