Uso do carprofeno associado aos glicosaminoglicanos em cães com osteoartrite

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Larissa Gomes Silva
Gabriel Augustho dos Santos Ferreira
Paola Castro Moraes

Resumo

O presente trabalho avaliou os efeitos analgésicos do carprofeno associado ou não à condroitina com glicosamina no tratamento de 26 cães com osteoartrite, distribuídos nos grupos: GT – carprofeno (Carproflan®); GTP – carprofeno e glicosaminoglicanos (Carproflan® e Procart®); e GC – somente analgésico (dipirona). A evolução dos pacientes foi classificada na escala de claudicação no dia do primeiro atendimento e aos 7, 14 e 21 dias. No GT, 60% dos animais apresentou melhora clínica a
partir do 7º dia, 30% não alterou seu escore de claudicação e 10% apresentou êmese a partir do 7º dia, com suspensão da medicação. No GTP, 60% dos animais apresentou melhora clínica a partir do 7º dia, 30% não alterou seu escore de claudicação, 5% apresentou êmese a partir do 7º dia e 5% a partir do 14º dia, com suspensão da medicação. No GC, nenhum animal apresentou melhora clínica. Conclui-se que os animais submetidos ao tratamento com carprofeno apresentaram melhora na claudicação, principalmente quando associado aos glicosaminoglicanos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SilvaL. G.; FerreiraG. A. dos S.; MoraesP. C. Uso do carprofeno associado aos glicosaminoglicanos em cães com osteoartrite. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 20, n. 1, 28 jun. 2022.
Seção
CLÍNICA VETERINÁRIA DE PEQUENOS ANIMAIS