Projeto de extensão sobre educação em guarda responsável e controle reprodutivo de cães no município de Jaboticabal/SP: um modelo de parceria entre poder público e universidade junto ao programa de residência profissional em saúde
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A falta de informação para a sociedade sobre educação em saúde, principalmente, zoonoses e posse responsável, impacta, diretamente, no bem-estar dos cães. O presente trabalho apresenta o projeto de extensão sobre guarda responsável e controle de natalidade de cães promovido, pela Prefeitura Municipal de Jaboticabal (SP) e pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Jaboticabal/SP, como estímulo para instituições de ensino superior reproduzirem a parceria. A ação conjunta do Departamento de Defesa e Proteção Animal, devidamente assessorada pelos médicos-veterinários participantes, foi fundamental na desafiadora função de identificar os tutores e seus animais em vulnerabilidade e não castrados, entendendo e esclarecendo dúvidas que os conscientizaram sobre a suas responsabilidades diante da criação e manutenção de cães, bem como da importância e segurança em participarem do projeto. Durante um ano, foram triados 140 animais, com 90 submetidos à esterilização cirúrgica e 38 considerados inaptos, encaminhados para tratamento. Isso demonstra como a união entre a massa de conhecimento tecnificado, existente nas instituições de ensino superior, e o poder público pode impactar, positivamente, na sociedade.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);