A ultrassonografia cervical em cães e gatos portadores de neoplasia de cabeça e pescoço faz diferença para o estadiamento e planejamento do tratamento?

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Laura Almeida da Cruz
Carolina de Oliveira Ghirelli
Laysa Mariana Camillo Ribeiro Carvalho
Camila Trevisan Pereira

Resumo

A ultrassonografia cervical é uma técnica não invasiva, disponível e de baixo custo, porém pouco utilizada na rotina de clínica de pequenos animais. Nos últimos anos, os avanços tecnológicos da ultrassonografia proporcionam melhor resolução de imagem para avaliação das pequenas estruturas. Recursos como a ultrassonografia contrastada e a elastografia explicitam mais informações, principalmente, em pacientes oncológicos, nos quais a avaliação dos linfonodos é essencial para o estadiamento e planejamento do tratamento. Desta forma, esta revisão de literatura teve como objetivo fazer o levantamento de publicações que demostram a contribuição da avaliação ultrassonográfica dos linfonodos cervicais em cães com  neoplasia de cabeça e pescoço, a fim de fomentar a ampliação do uso da ultrassonografia em prol dos avanços do tratamento desses pacientes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
CRUZ, L. A. DA; GHIRELLI, C. DE O.; CARVALHO, L. M. C. R.; PEREIRA, C. T. A ultrassonografia cervical em cães e gatos portadores de neoplasia de cabeça e pescoço faz diferença para o estadiamento e planejamento do tratamento?. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 23, 12 maio 2025.
Seção
CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS