A ultrassonografia cervical em cães e gatos portadores de neoplasia de cabeça e pescoço faz diferença para o estadiamento e planejamento do tratamento?
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A ultrassonografia cervical é uma técnica não invasiva, disponível e de baixo custo, porém pouco utilizada na rotina de clínica de pequenos animais. Nos últimos anos, os avanços tecnológicos da ultrassonografia proporcionam melhor resolução de imagem para avaliação das pequenas estruturas. Recursos como a ultrassonografia contrastada e a elastografia explicitam mais informações, principalmente, em pacientes oncológicos, nos quais a avaliação dos linfonodos é essencial para o estadiamento e planejamento do tratamento. Desta forma, esta revisão de literatura teve como objetivo fazer o levantamento de publicações que demostram a contribuição da avaliação ultrassonográfica dos linfonodos cervicais em cães com neoplasia de cabeça e pescoço, a fim de fomentar a ampliação do uso da ultrassonografia em prol dos avanços do tratamento desses pacientes.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);