Incentivo à posse responsável e controle populacional de cães e gatos com ações educativas aplicadas a crianças de Garanhuns/PE

Main Article Content

Maria Sheila da Silva Ferreira
Grazielle Anahy de Sousa Aleixo
Talita D´Paula T. Pereira Muniz
Francielly Verônica da Silva Melo
Amanda de Noronha Xavier
Flávia Ferreira de Menezes
Lilian Sabrina Silvestre de Andrade
Maria Cristina de Oliveira Cardoso Coelho

Abstract

A posse responsável pode ser conceituada como as ações que envolvem a opção por ter a guarda do animal, controlar a sua reprodução, sua saúde e bem estar (SOTO et al., 2006). Para isso, os animais domésticos dependerão do seu tutor, que deverá lhe proporcionar boa alimentação, higiene, saúde, abrigo e afeto (LIMA et al., 2010). Infelizmente esses conceitos ainda não estão totalmente compreendidos por todos que decidem criar um animal, e por isso se faz necessário o desenvolvimento de ações educativas que esclareçam a sociedade sobre o assunto . O ensino de posse responsável voltado às crianças é um recurso importante , pois nessa fase, elas estão desenvolvendo o caráter, e durante essa etapa é essencial que tenham a percepção de que todas as formas de vida devem ser tratadas com respeito, igualdade de direitos e responsabilidade (MARTINS et al., 2007). O presente trabalho foi delineado para orientar crianças da cidade de Garanhuns/Pernambuco (e com elas, toda a sociedade local), sobre a importância da posse responsável e controle da população de animais de estimação.

Article Details

Section

VI INTERNATIONAL CONFERENCE OF VETERINARY MEDICINE OF THE COLLECTIVE

How to Cite

Incentivo à posse responsável e controle populacional de cães e gatos com ações educativas aplicadas a crianças de Garanhuns/PE. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 80–80, 2016. Disponível em: https://revistamvez-crmvsp.com.br/index.php/recmvz/article/view/28936. Acesso em: 5 dec. 2025.