Indissociabilidade da presença de corpúsculos de Negri e da inflamação parenquimatosa em amostras de sistema nervoso central de herbívoros acometidos pela raiva

Main Article Content

S. M. Achkar
E. R. Fernandes
F. Guedes
E. Mori
C. Del Fava
M. I. Duarte

Abstract

A raiva é uma meningoencefalomielite que acomete diferentes espécies. Estudos da literatura mencionam que possa haver uma dissociação entre a presença de infecção viral e inflamação. Objetivo: caracterizar as alterações histopatológicas no sistema nervoso central (SNC) de equinos e bovinos infectados pela raiva e comparar a presença de corpúsculos de Negri pela coloração de hematoxilina‐eosina (HE) e por técnica de imunohistoquímica, correlacionando a presença do antígeno viral e a inflamação. Métodos: 05 amostras de SNC de bovinos e 05 de equinos foram analisadas pela coloração de HE. O antígeno da raiva foi pesquisado pela técnica de imunohistoquímica (IHQ), utilizando‐se anticorpo policlonal antivírus da raiva e método Estreptavidina‐biotina peroxidase. Diferentes regiões do SNC foram avaliadas: córtex, hipocampo, cerebelo e tronco encefálico. A caracterização histopatológica e imunohistoquímica foram realizadas semiquantitativamente de acordo com a intensidade de achados observados. Resultados: as alterações histopatológicas encontradas nas amostras de SNC dos herbívoros estudados, independentemente das espécies, foram: meningite, congestão vascular, necrose neuronal, edema perivascular, perivasculite e vasculite, cromatólise e nódulos microgliais, sendo em grau discreto a moderado na maioria dos casos. Corpúsculos de Negri nas diferentes regiões cerebrais foram evidenciados em 90% das amostras, sendo o cerebelo a região mais acometida. A avaliação do antígeno viral por imunohistoquímica apresentou positividade em praticamente todas as amostras, com exceção de uma amostra de equino. O cerebelo também foi a região que apresentou maior positividade para o antígeno viral por imunohistoquímica. Discussão e conclusões: O processo inflamatório deu-se concomitantemente com a presença de corpúsculos de Negri e de material antigênico nas diferentes regiões do SNC de ambas as espécies, havendo correlação positiva entre inflamação e imunopositividade para o antígeno viral.

Article Details

How to Cite
AchkarS. M.; FernandesE. R.; GuedesF.; MoriE.; Del FavaC.; DuarteM. I. Indissociabilidade da presença de corpúsculos de Negri e da inflamação parenquimatosa em amostras de sistema nervoso central de herbívoros acometidos pela raiva. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 3, p. 41-41, 11.
Section
RITA ABSTRACTS