Avaliação do nível de conhecimento sobre a leishmaniose visceral em proprietários de cães da cidade de Cruz das Almas, Bahia, Brasil

Main Article Content

Juliana Albuquerque de Brito
Rafael Anias dos Santos
Beatriz Costa de Mendonça
Raul Rio Ribeiro

Abstract

Considerando-se a falta de informação e de atitudes preventivas como fatores perpetuantes das enfermidades parasitárias, o presente trabalho avaliou-o grau de conhecimento sobre a leishmaniose visceral (LV) e as características socioeconômicas e culturais dos proprietários de cães do município de Cruz das Almas, Bahia. Para tal, 162 proprietários voluntários, residentes em seis regiões pré-definidas, de acordo com aspectos geográficos, responderam ao questionário acerca de aspectos diversos relacionados ao agravo e ao reservatório doméstico. Os resultados demonstraram que apenas 5,5% (9/162) dos 162 entrevistados compreendiam o significado do termo zoonose e que somente 3,7% (6/162) souberam relatar, ao menos, um exemplo de enfermidade zoonótica, o que evidencia a carência de informação referente ao tem a na população local. Embora cerca de 42% (68/162) dos proprietários tenham-se considerado conhecedores da leishmaniose/Calazar, somente 2,9% (2/68) desses foram capazes de informar corretamente a forma de transmissão e a importância do cão no ciclo biológico, revelando fragilidade do conhecimento adquirido. Como esperado, e de maneira geral, a região que apresentou maior índice de conhecimento, bairro Lauro Passos, foi também aquela que registrou o maior nível de escolaridade entre os voluntários, com cerca de 35,7% (5/14) com nível superior completo, o que contrasta com a realidade do município, já que a média de graduados nas demais regiões foi da ordem de 4% (6/148). Diante do registro de baixo grau de informação da população alvo, bem como do caráter incipiente da zoonose no município e de suas precárias condições de saneamento básico, conclui-se que existe a necessidade de realização de atividades de educação em saúde voltadas ao controle da LV, propiciando orientação aos moradores sobre hábitos e manejo ambientais domiciliares/Peri domiciliares favorecedores do ciclo de transmissão da enfermidade.

Article Details

How to Cite
DE BRITO, J. A.; DOS SANTOS, R. A.; DE MENDONÇA, B. C.; RIBEIRO, R. R. Avaliação do nível de conhecimento sobre a leishmaniose visceral em proprietários de cães da cidade de Cruz das Almas, Bahia, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 3, p. 45-46, 11.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS