CPQMVet - uma filosofia de qualificação pa ra cursos de graduação: experiência do curso de Medicina Veterinária da UFSM
Main Article Content
Abstract
A Comissão Permanente de Qualificação do Curso de Medicina Veterinária da UFSM (CPQMVet) teve origem em 2004 a partir da necessidade de reforma curricular, de um processo de auto avaliação para melhoria do Projeto Pedagógico, do interesse de um grupo da Comunidade Acadêmica pelo Ensino e da inexistência de avaliações institucionais específicas para o Curso. A partir de 2010 este processo se intensificou mudando de uma característica meramente avaliativa para um processo de qualificação mais abrangente. A Comissão é constituída de professores, acadêmicos, funcionários e de um pedagogo, além de possuir regimento próprio. A finalidade da CPQMVet ésubsidiar a Coordenação, o NDE e o Colegiado do Curso por meio da produçãode indicadores, diagnósticos, elaboração e execução de propostas pedagógicas e estudos que possam contribuir para a qualificação do Curso. ACPQMVet desenvolve um processo visando melhoria da qualidade de ensino e, para tanto, promove três momentos importantes: 1 - Pesquisas em busca de indicadores (questionários de pesquisa de perfil) do acadêmico ingressante, de acompanhamento e egresso, e avaliações nas quais os docentes e discentes avaliam a turma ou o docente, a disciplina e a infraestrutura da disciplina; 2 – Círculos de Qualidade compostos por reuniões nas quais os problemas identificados são apontados, buscando-se soluções junto aos participantes do grupo (acadêmicos e docentes do semestre curricular); 3 – Seminários Anual no qual são apresentados os resultados e onde ocorre uma discussão com toda a Comunidade Acadêmica. Os indicadores obtidos são baseados na pesquisa de perfil do acadêmico (sócio-econômico-cultural); do egresso (mercado de trabalho) e avaliações de docente e discente (qualidade da aula docente, a disciplina e a sua infraestrutura). Os resultados são analisados estatisticamente, gerando relatórios que fornecem subsídios para os círculos de qualidade, para melhoria da atividade docente, da gestão e do aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico. Este processo de qualificação desenvolvido pela CPQMVet permite o conhecimento de quem é o acadêmico atuante na Universidade, e quais as necessidades do mercado de trabalho. Promove melhor relacionamento interpessoal, resolução de problemas relacionados à infraestrutura e organização didático-pedagógica do Curso.
Article Details
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);