Avaliação do nível de conhecimento de discentes, técnicos e docentes da universidade federal do recôncavo da bahia a respeito dos riscos que estão sujeitos em laboratórios

Main Article Content

Thaise Marques Alves
Sânora Caroline de Jesus Rocha
Lourival Souza Silva Júnior
Filipe Ramon Bacelar de Carvalho
Êvelin Santiago Vasconcelos dos Santos
Robson Bahia Cerqueira

Abstract

Considerando-se a importância da implantação e do cumprimento das normas de biossegurança nos laboratórios das Universidades, o presente trabalho avaliou o nível de conhecimento da biossegurança de discentes, docentes e técnicos do curso de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro de 2012 e maio de 2013. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário de autopreenchimento juntamente com um termo de consentimento livre e esclarecido. O questionário continha 25 questões relativas a biossegurança, respondidas por 154 discentes, 18 docentes e 7 técnicos, somando 51% do total de profissionais e estudantes da instituição. Diante dos dados obtidos, observou- se que 97% discentes, 100% dos docentes e técnicos tinham conhecimento sobre biossegurança. Desses, 34% dos discentes, 72% dos docentes e 29% dos técnicos desenvolvem atividade de pesquisa nos setores da instituição. Em relação aos riscos, 88% dos discentes, 72% dos docentes e 29% dos técnicos atestam que há risco no setor em que trabalham. A carga horária prolongada acontece na realização das atividades de 31% dos discentes, 56% dos docentes e 43% dos técnicos. Atividades repetitivas são realizadas por 20% dos discentes, 44% dos docentes e 86% dos técnicos, podendo causar LER (Lesão por Exercício Repetitivo). Em relação ao uso de equipamento de proteção individual (EPI), 36% dos discentes, 11% dos docentes e 14% dos técnicos acreditam que o laboratório oferece EPI’s necessários para proteção. Dos discente, 19% reportaram que já houve acidentes de laboratório, 33% entre os docentes e 29% entre os técnicos. A partir da análise dos dados conclui-se que, apesar dos indivíduos afirmarem ter conhecimento sobre biossegurança, bem como estarem cientes dos riscos, a ocorrência de acidentes, a atividade de carga horária prolongada e a lesão por exercício repetitivo, os entrevistados não estão totalmente cientes e seguros; sendo necessárias medidas educativas que sensibilizem a comunidade acadêmica sobre os riscos existentes e as formas de minimizá-los.

Article Details

How to Cite
ALVES, T. M.; ROCHA, S. C. DE J.; SILVA JÚNIOR, L. S.; CARVALHO, F. R. B. DE; SANTOS, ÊVELIN S. V. DOS; CERQUEIRA, R. B. Avaliação do nível de conhecimento de discentes, técnicos e docentes da universidade federal do recôncavo da bahia a respeito dos riscos que estão sujeitos em laboratórios. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 3, p. 55-56, 11.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS