Avaliação paramétrica em cães submetidos à aplicação da mistura de hidrocloreto de xilazina, citrato de fentanila e ketamina para indução/manutenção da anestesia geral

Main Article Content

Venilton José Siqueira
Walter Octaviano Bernis Filho
Aguinaldo Christian Siqueira
Paulo Afonso da Silveira Ferreira
Fernando Gomes Fernandes
Iaciara Araújo Ferreira

Abstract

Foi estudado o comportamento paramétrico de cães submetidos à indução/ manutenção da anestesia geral pela mistura de hidrocloreto de xilazina a 2% na dose de 3mg/kg, associado a 15mg/kg de hidrocloreto de ketamina, 0,044mg/kg de sulfato de atropina e 0,4 mg/kg de citrato de fentanil. Cinquenta cães provenientes do ambulatório clínico do Hospital Veterinário Universitário, com indicações cirúrgicas variadas, foram submetidos a avaliação clínica pré-operatória seguindo-se o protocolo do HVU. Cada um, a seu tempo, recebeu a mistura pela via intramuscular. Foram avaliados o tempo de latência e os parâmetros fisiológicos, como eletrocardiograma, oximetria de pulso, capnometria, pressão arterial, frequência cardíaca, respiratória e temperatura corporal, bem como o nível de anestesia mediante pesquisa de reflexos protetores.Após arreflexia, os pacientes foram intubados com tubos de calibres apropriados, respirando sob circuito semifechado O2+N2O. Todos os parâmetros foram mensurados em intervalos de dez minutos e registrados em protocolo do Hospital Veterinário. A  média de duração da dose primária foi de 60 minutos, dependendo do grau de estimulação. Todos os parâmetros se comportaram de forma a não exceder 10% de seu valor basal. Conclui-se que a mistura é bastante viável para sua utilização em cirurgias ambulatoriais ou mesmo em nível de centro cirúrgico, devido à ausência de intercorrências de quaisquer natureza.

Article Details

How to Cite
SiqueiraV. J.; Bernis FilhoW. O.; SiqueiraA. C.; FerreiraP. A. da S.; FernandesF. G.; FerreiraI. A. Avaliação paramétrica em cães submetidos à aplicação da mistura de hidrocloreto de xilazina, citrato de fentanila e ketamina para indução/manutenção da anestesia geral. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 3, p. 90-91, 11.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS