Avaliação in vitro da atividade de extratos aquosos de plantas medicinais sobre a inibição da eclosão de ovos de ancylostoma caninum

Main Article Content

Alita Ruth Ferraz de Lucena
Grace Barbosa dos Santos
Luciano Nunes Sousa
Raphael Amorim de Oliveira
Aldrin Vila Nova Silva
Flaviane Maria Florêncio Monteiro Silva

Abstract

Foi avaliada a eficácia do melão-de-são-caetano (Mormodica charantia L., folhas), jerimum (Cucurbita pepo, sementes) e mamão (Carica papaya L., sementes) sobre a inibição da eclosão de ovos de Ancylostoma caninum. As infusões foram testadas em ensaios coproparasitológicos in vitro, utilizando-se a técnica modificada de cultivo de larvas. No Laboratório de Fisiologia Animal do CCA da UNIVASF, as plantas foram secas e trituradas, obtendo-se o pó para preparação de infusões nas concentrações de 10 e 25%, testadas em dois ensaios, em triplicata, preparados com 2g de fezes, 2g de serragem e 2ml do extrato. Em cada ensaio as amostras foram divididas em 5 grupos: (G1) controle (pamoato de pirantel 348mg+praziquantel 30mg); (G2) branco (água destilada); (G3) melão-de-são-caetano; (G4) semente de jerimum e; (G5) semente de mamão. As fezes foram coletadas de sete cães adultos, SRD, positivos para A. caninum, nas comunidades rurais N2 e C1 de Petrolina-PE. Para a contagem de ovos/grama/fezes, foi utilizada a técnica McMaster, modificada, selecionando-se as amostras de fezes que possuíssem acima de 1000 ovos. Estas foram colocadas em recipiente plásticos e incubadas por sete dias em caixa de isopor. Após este período, os coletores foram completados com água destilada, invertidos, formando-se um ângulo de 30ºe colocados em repouso por 24h. Em seguida coletou-se 0,5ml do líquido para contagem das larvas em microscópio óptico. O percentual de eficácia para as concentrações de 10% foi (G3: 0,0), (G4: 0,0) e (G5: 0,0) e 25% (G3: 78,0), (G4: 100,0) e (G5: 0,0). Na concentração de 25% o melão-de-são-caetano apresentou baixa eficácia, o mamão foi ineficaz e o jerimum foi eficaz de acordo com a World Association for the Advancement of Veterinary Parasitology. A semente de jerimum é uma alternativa natural e eficaz no combate de Ancylostoma em cães.

Article Details

How to Cite
de LucenaA. R. F.; dos SantosG. B.; SousaL. N.; de OliveiraR. A.; SilvaA. V. N.; SilvaF. M. F. M. Avaliação in vitro da atividade de extratos aquosos de plantas medicinais sobre a inibição da eclosão de ovos de ancylostoma caninum. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 3, p. 90-90, 11.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS