Avaliação de peso, altura, comprimento corporal e comportamento de gatos domésticos submetidos à gonadectomia em diferentes idades

Main Article Content

Raquel Garcia Machado Vianna
Rodrigo Alboim de Paiva Fernandes Rodrigues
Adriane Gonçalves Pinheiro
Nilza Dutra Alves
Sthenia Santos Albano Amóra
Geneville Carife Bergamo

Abstract

Foi avaliada a castração pediátrica em gatos, por meio da análise dos possíveis efeitos no seu desenvolvimento corporal e comportamental. Foi submetido ao procedimento cirúrgico de castração, um total de 44 animais, entre machos e fêmeas, escolhidos randomicamente. Sendo 17 felinos domésticos castrados aos 70 dias (grupo 01), 15 felinos domésticos castrados aos sete meses (grupo 02) e 12 felinos domésticos em idade adulta (grupo 03). Os animais foram avaliados após um período de dez meses a partir da data da castração, e assim registrados os parâmetros corporais, através da mensuração da altura, peso e comprimento sem a cauda, e os parâmetros comportamentais por meio da aplicação de questionários aos proprietários, que continha pergunta sobre o comportamento de demarcação de território. Com relação à altura, a média de crescimento final dos animais do grupo 01 foi de 30,38cm, no grupo 02 foi de 30,6cm e no grupo 03 foi de 29,12cm. Com relação ao peso, no grupo 01 a média final foi de 3.427 gramas de peso, no grupo 02 foi de 3.874 gramas, enquanto que no grupo 03 foi de 4.609 gramas, tendendo a obesidade. Quanto ao comprimento sem a cauda, a média final de crescimento no grupo 01 foi de 54,41cm, no grupo 02 foi de 55,6cm e no grupo 03 foi de 53,25cm. Quanto ao comportamento, os animais castrados com dez semanas não chegaram a desenvolver o hábito de marcação com urina, os animais do grupo 02 também não apresentaram tal hábito. Os adultos que apresentavam esse comportamento mudaram seus hábitos, cessando assim a marcação de urina até o 10º mês após a castração. Dessa forma, a marcação territorial por urina cessou em 100 % dos gatos que possuíam o hábito anteriormente. Os resultados não diferiram estatisticamente quanto à altura e quanto ao comprimento nos diferentes grupos. Quanto ao peso, o grupo 01 mostrou uma menor tendência a ganhar peso, não ocorrendo o quadro de obesidade neste grupo, diferentemente do que ocorreu nos demais grupos. Conclui-se que a cirurgia de castração pediátrica não apresentou nenhum prejuízo no desenvolvimento corporal e comportamental dos gatos e pode ser preventivo no hábito de marcação territorial com urina quando realizada precocemente, podendo ainda contribuir no controle do peso pós-castração.

Article Details

How to Cite
ViannaR. G. M.; RodriguesR. A. de P. F.; PinheiroA. G.; AlvesN. D.; AmóraS. S. A.; BergamoG. C. Avaliação de peso, altura, comprimento corporal e comportamento de gatos domésticos submetidos à gonadectomia em diferentes idades. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 11, n. 3, p. 89-89, 11.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS