Promoção da guarda responsável de cães e gatos através da educação em saúde
Main Article Content
Abstract
O objetivo deste trabalho foi capacitar e subsidiar professores e funcionários de uma escola pública para o desenvolvimento de uma intervenção de educação em saúde com a perspectiva de analisar as mudanças de atitudes de estudantes e observar se estes multiplicam seus conhecimentos por meio da mudança de seus responsáveis, na relação com os animais sob sua guarda, considerando aspectos referentes à saúde única, da guarda responsável e do bem-estar dos animais. Para esta finalidade, foi realizado um estudo observacional e intervencional, no ano de 2009, na Escola Municipal Visconde de Mauá (RJ). Dos 217 estudantes matriculados na escola, 119 fizeram parte da intervenção educativa. Destes, 59 alegaram conviver com animais em casa e estes e seus responsáveis foram entrevistados para diagnóstico do vínculo com seus animais. Um curso de capacitação on line foi elaborado para capacitar funcionários da escola de modo que o trabalho fosse por eles desenvolvido e o projeto tivesse caráter permanente. Oito professores e funcionários concluíram o curso. A avaliação final foi qualiquantitativa, comparando os questionários pré e pós-intervenção educativa respondidos pelas crianças e seus responsáveis e por meio de um grupo focal com as crianças. Os dados da frequência antes e depois coletados nos questionários foram comparados de acordo com a prova de McNemar e Teste de Homogeneidade Marginal. Previamente à intervenção educativa, as crianças e seus responsáveis tinham pouco conhecimento sobre como exercer a guarda responsável de cães e gatos. Após a intervenção, elas demonstraram ter adquirido conhecimentos sobre os temas abordados e apresentaram positivas mudanças de atitudes com os animais do seu convívio, como fazer companhia (p=0,02), ter um bom relacionamento (p=0,008), ser carinhosa (p=0,046) e brincar (p=0,018) com o seu animal de companhia. Os animais passaram a ser considerados muito importantes para a família (p= 0,023). Os responsáveis pelas crianças modificaram suas percepções quanto à importância de esterilizar (p=0,022) os animais 76 mv&z c r m v s p . g o v. b r 4 0 º C O N B R AV E T e quanto à prevenção de zoonoses (p=0,002). Por meio da educação, as crianças são capazes de se tornar mais conscientes acerca da guarda responsável e da saúde única e estreitarem seus laços com os animais que convivem, além de servirem como multiplicadores desse conhecimento em suas residências.
Article Details
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusica da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios instituicionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre);