Caracterização de Leishmania chagasi por cultura axênica em bairros do município de Várzea Grande, área endêmica de Mato Grosso

Main Article Content

Juliana Yuki Rodrigues
Álvaro Felipe de Lima Ruy Dias
Arleana do Bom Parto Ferreira de Almeida
Mahyumi Fujimori

Abstract

O presente trabalho caracterizou a espécie de Leishmania circulante nos bairros São Mateus e Parque Sabiá, localizados em área endêmica de Várzea Grande, município da Baixada Cuiabana. Foram examinados 33 cães do bairro São Mateus e 18 cães do Parque Sabiá, totalizando 51 animais de ambos os sexos e idade igual ou superior a seis meses no período de agosto de 2012 a maio de 2013, foram coletadas amostras de pele, lesão cutânea, medula óssea e sangue para isolamento parasitário em meio de cultura. As amostras foram semeadas no meio bifásico NNN (Novy, MacNeal, Nicole) contendo como fase líquida o meio Schneider acrescido de 10% de soro fetal bovino. As culturas foram conservadas em estufa biológica a 26-28ºC e examinadas semanalmente durante 30 dias por exames a fresco buscando-se evidenciar formas flageladas.

Article Details

How to Cite
RODRIGUES, J. Y.; DIAS, ÁLVARO F. DE L. R.; ALMEIDA, A. DO B. P. F. DE; FUJIMORI, M. Caracterização de Leishmania chagasi por cultura axênica em bairros do município de Várzea Grande, área endêmica de Mato Grosso. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 12, n. 1, p. 95-95, 24 Oct. 2014.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS