Distribuição histoquímica de enzimas intestinais.de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus).alimentados com colostro bovino liofilizado

Main Article Content

Débora Botéquio Moretti
Wiolene Montanari Nordi
Thaline Maira Pachelli da Cruz
José Eurico Possebon Cyrino
Raul Machado-Neto

Abstract

O pacu (Piaractus mesopotamicus, Holmberg 1887), uma espécie tropical.de peixe intensamente cultivada, possui uma fisiologia digestiva intestinal.complexa e que ainda não está completamente caracterizada. Este estudo.investigou a distribuição de enzimas intestinais de juvenis de pacu alimentados..com colostro bovino liofilizado (CBL) como fonte alternativa de proteína da.dieta. A atividade das enzimas foi avaliada no intestino de juvenis de pacu.(peso inicial de 8,5 ± 0,7 g e comprimento de 7,8 ± 0,3 cm) alimentados com..dietas contendo 0%, 10% e 20% de inclusão de CBL por 30 e 60 dias. Os peixes..foram alimentados duas vezes ao dia até a saciedade e, nas datas de abate,.amostras de quatro segmentos intestinais (S1, S2, S3 e reto) foram coletadas.e processadas para microscopia óptica. As enzimas fosfatase ácida e alcalina.(FAC e FAL, respectivamente), esterases não específicas (ENE), lipase (LIP),.dipeptidil aminopeptidase IV (DAP IV) e leucina aminopeptidase (LEU).foram estudadas por técnicas de histoquímica. A atividade das enzimas foi.observada na bordadura em escova dos enterócitos presentes nos segmentos.intestinais. Moderada atividade da DAP IV foi observada nos três últimos.segmentos intestinais e diferenças entre os tratamentos não foram detectadas...As enzimas LEU, ENE e LIP foram fracamente coradas em todos os segmentos.intestinais e a inclusão de 10% ou 20% de CBL na dieta determinou uma.reação moderada das ENE no segmento S3 após 60 dias. A atividade da.FAC foi detectada apenas no segmento S1 de juvenis alimentados com 0%.de CBL após 30 e 60 dias de experimento. Nos outros grupos e segmentos, a.atividade da FAC não foi detectada. Forte atividade da FAL foi observada no.primeiro segmento intestinal, mas uma fraca reação foi verificada nos demais.segmentos. A inclusão de 20% de CBL determinou moderada atividade da.FAL no segmento S2 após 30 e no segmento S1 após 60 dias. No presente.trabalho, a inclusão de colostro bovino liofilizado na dieta dos juvenis de.pacu não influenciou a atividade proteolítica intestinal, e a atividade das.enzimas esterases não específicas e fosfatase alcalina não foi significativamente.modificada para sugerir interferência no processo digestivo.

Article Details

How to Cite
MORETTI, D. B.; NORDI, W. M.; CRUZ, T. M. P. DA; CYRINO, J. E. P.; MACHADO-NETO, R. Distribuição histoquímica de enzimas intestinais.de juvenis de pacu (Piaractus mesopotamicus).alimentados com colostro bovino liofilizado. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 12, n. 3, p. 45-45, 11.
Section
CONBRAVET ABSTRACTS