Estudo retrospectivo dos casos de câncer atendidos no hospital municipal veterinário de São Paulo de julho de 2012 até julho de 2013

Main Article Content

M. V. Tedardi
F. Grandi
H. E. O. Beserra
F. P. Atui
H. B. R. Paiva
K. C. Kimura
P. Pedra-Mendonça
M. R. D. O. Latorre
J. F. Ibañez
M. L. Z. Dagli

Abstract

Introdução e objetivos: os registros de câncer são importantes por identificarem fatores de risco, avaliarem a resposta aos tratamentos e permitirem a caracterização e a distribuição geográfica da doença. Em maio de 2013 o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Oncologia Veterinária (NAPONCOVET) fundou o Registro de Câncer Animal de São Paulo (RCA-SP), o primeiro da América Latina. O Hospital Veterinário Municipal de São Paulo (HVMSP) é parceiro do RCA-SP e o presente trabalho descreve os casos de câncer atendidos pela instituição após um ano de atendimentos.

Materiais e métodos: Coleta de dados: estudo retrospectivo dos casos de neoplasias malignas em cães atendidos no HMVSP pelo Registro de Câncer Animal de São Paulo entre julho de 2012 e julho de 2013 e que obtiveram confirmação diagnóstica por exame histopatológico. Casos duplicados e recidivas foram excluídos da base de dados. Codificação e padronização de informações: as raças caninas foram listadas e codificadas segundo a Fédération Cynologique Internationale (FCI) e a raça de gatos segundo a Fédération Internationale Féline (FIFe). A lista das localizações e diagnósticos morfológicos foram adaptados da Classificação Internacional de Doenças para Oncologia, 3ª edição (CID-O-3). O software R (versão 3.0.2, 2013, R Foundation for Statistical Computing) foi utilizado para a análise dos dados.

Resultados e discussão: a amostra da base de dados é constituida predominantemente por cães (96,46%), sendo a sua maioria fêmeas (82,50%), com a média de 10,04 anos de idade, desvio padrão de 3,11 anos. A localização neoplásica primária mais frequente foi a mama (66,13%) seguida pelas neoplasias cutâneas (17,82%) e genitais (5,62%). As localizações primárias menos frequentes foram trato urinário (0,32%), olho (0,32%) e sistema respiratório (0,16%). Esses resultados variam conforme região geográfica, sendo que câncer de mama em cadelas varia de 30 a 45% dos casos atendidos na Dinamarca, Itália e Inglaterra, e a ocorrência de neoplasias cutâneas de 20 a 40% nos mesmos países. A neoplasia mamária maligna mais frequente foi o carcinoma em tumor misto (44,8%), seguida do carcinoma complexo (14,88%) e do carcinoma tubular simples (11,22%). Os grupos neoplásicos cutâneos mais frequentes foram carcinomas (33,33%), neoplasias mesenquimais de células redondas (27,93%) e mesenquimais de células fusocelulares (13,51%). Os tipos histológicos mais frequentes em pele foram o mastocitoma (23,42%), o carcinoma de células escamosas (18,92%) e o hemangiossarcoma (10,81%).

Conclusão: O Hospital Veterinário Municipal de São Paulo atende predominantemente cães com câncer em mama, pele e genitais.

Article Details

How to Cite
TEDARDI, M. V.; GRANDI, F.; BESERRA, H. E. O.; ATUI, F. P.; PAIVA, H. B. R.; KIMURA, K. C.; PEDRA-MENDONÇA, P.; LATORRE, M. R. D. O.; IBAÑEZ, J. F.; DAGLI, M. L. Z. Estudo retrospectivo dos casos de câncer atendidos no hospital municipal veterinário de São Paulo de julho de 2012 até julho de 2013. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 13, n. 1, p. 49-49, 28 Apr. 2015.
Section
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI