Um novo herpesvírus associado à laringotraqueíte em pinguins de magalhães (Spheniscus magellanicus) no sul do Brasil

Main Article Content

C. Niemeyer
C. Favero
H. L. Shivaprasad
R. Silva-Pinho
P. L. Canabarro
P. E. Brandão
J. L. Catão-Dias

Abstract

A infecção por herpesvírus em seu hospedeiro natural costuma ser branda e frequentemente evolui para um processo latente; contudo, infecções entre espécies podem gerar quadros severos e fatais (1,2). A primeira infecção por herpesvírus em pinguins foi descrita por Kincaid (1988) em pinguins africanos (Spheniscus demersus) no Zoológico de Baltimore, EUA.

Neste caso, os animais apresentaram prostração e insuficiência respiratória e as lesões histopatológicas consistiam em infiltrado inflamatório com formação de células sinciciais e corpúsculos de inclusão intranucleares tipo A nas células epiteliais dos sinos, traqueia e brônquios. Apesar do agente não ter sido molecularmente caracterizado, classificou-se posteriormente como Sphenicid herpesvirus 1 (SpHV1) baseado no padrão das lesões e na microscopia eletrônica (4). Os pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus), considerados quase ameaçados pela Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (2012), são aves marinhas migratórias nativas de regiões temperadas e sub-temperadas da América do Sul (5). Pinguins são bons indicadores do ambiente marinho e sensíveis aos impactos antropogênicos em seu habitat. Todos os anos um grande número de pinguins encalha vivos ou mortos nas praias brasileiras e muitos deles são resgatados por centros de reabilitação ao longo da costa. Embora infecções por herpesvírus tenham sido descritas em diferentes classes animais (4), a ocorrência de infecção em pinguins de Magalhães nunca foi identificada. O presente estudo descreve a primeira ocorrência de infecção por herpesvírus na espécie, além de fornecer os primeiros dados moleculares de uma nova espécie do vírus capaz de causar traqueíte hemorrágica nos pinguins.

Article Details

How to Cite
NIEMEYER, C.; FAVERO, C.; SHIVAPRASAD, H. L.; SILVA-PINHO, R.; CANABARRO, P. L.; BRANDÃO, P. E.; CATÃO-DIAS, J. L. Um novo herpesvírus associado à laringotraqueíte em pinguins de magalhães (Spheniscus magellanicus) no sul do Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 13, n. 2, p. 37-38, 10 Nov. 2015.
Section
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI