Maysa Pellizzaro
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
Haiuly Viana Gonçalves de Oliveira
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
Rita de Cássia Maria Garcia
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
Alexander Welker Biondo
Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
Abstract
A conscientização para a guarda responsável dos animais de estimação, ao lado de estratégias para a identificação e controle reprodutivo desses animais é a base dos programas para o manejo populacional canino e felino em áreas urbanas e para a promoção da qualidade de vida das comunidades, o que inclui a saúde humana, bem-estar animal e preservação ambiental. Com o objetivo de transformar os alunos em multiplicadores do conhecimento sobre a guarda responsável de animais e prevenção de zoonoses em suas comunidades, foi criado em 2011 o Programa educativo “Veterinário Mirim”, no município de Curitiba envolvendo os alunos de 3º ano das escolas municipais contando com a participação de todas as 9 regionais administrativas da cidade e um total de 37% das 180 escolas de ensino fundamental. Os professores inscritos foram capacitados em palestras que abordavam a prevenção de zoonoses, bem-estar animal e promoção da guarda responsável. Receberam materiais de apoio informativos para desenvolver os temas em sala de aula. A atividade foi finalizada com um concurso para a seleção do melhor desenho e frase confeccionado pelos alunos, escolhendo 9 “Veterinários Mirins”, sendo um por regional. No ano de 2013, das 180 escolas, somente 38 (21,11%) participaram do Programa. No ano de 2014, ouve um crescimento neste numero, com 66 escolas participantes (36,67%). A baixa adesão dos professores e escolas pode ter algumas razões como, a participação obrigatória em outros projetos, acesso limitado à informação sobre o programa, pouco interesse pelo assunto ou tempo insuficiente para desenvolver atividades propostas. Em contrapartida, o aumento da adesão em 2014 pode indicar maior divulgação do programa pela prefeitura, escolas e professores mais motivados pelo tema ou surgimento de demandas específicas na comunidade usuária da escola. Os dados mostram a necessidade de estabelecer políticas publicas voltadas a promoção da guarda responsável de animais. O Programa Veterinário Mirim é um exemplo positivo de ações que ajudam na prevenção e combate a maus tratos aos animais e promoção da saúde única.