Educação em saúde, guarda responsável e bem-estar animal para crianças de 4 a 10 anos
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Abstract
A Educação em Saúde é constituida por um conjunto de práticas pedagógicas e sociais. Transferindo para a Medicina Veterinária a definição dada pelo Ministério de Saúde, a educação em saúde é o processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população, contribuindo para ampliar a autonomia das pessoas no cuidado de seus animais e no debate com os profissionais a fim de alcançar melhorias na posse responsável e bem-estar animal. É necessário que os estudantes de medicina veterinária sejam capacitados para o trabalho com a comunidade e que participem de ações envolvendo a saúde, a guarda responsável e o bemestar animal, executadas em projetos de extensão que os incentivem a cumprir atividades práticas que contribuam para a sua formação. A educação em saúde e bem-estar animal no município de Alegre e região tem como finalidade diminuir os números alarmantes de animais errantes, a prevenção de zoonoses e a prática de maus-tratos a animais. Foram confeccionados panfletos educativos, palestras, teatros de personagens e de fantoches com temas sobre saúde, guarda responsável e bem-estar animal. Todo material confeccionado foi supervisionado por uma pedagoga, para a adequação da linguagem a ser utilizada para crianças entre 04 e 06 anos e de 06 a 10 anos. Os panfletos foram distribuídos em conjunto com a apresentação dos teatros e palestras em todas as escolas públicas de Alegre, ES, abrangendo uma população de 700 crianças entre seis e 10 anos. Em parceria com a ONG Nação Vira-Latas, na cidade de Guaçuí, ES, as atividades do projeto foram apresentadas para um público de 170 crianças com idade situada entre quatro e seis anos. Os resultados do projeto foram obtidos durante a execução das atividades, na observação da receptividade das crianças aos temas, da sua interação nos relatos de suas experiências nos cuidados dos animais de estimação e da preocupação com os animais errantes. Também na observação do relato de pais e responsáveis das mudanças ocorridas nas crianças, bem como na transmissão desse conhecimento aos demais membros da família. O contato direto com a comunidade serve para o aprendizado dos graduandos participantes do projeto tanto , no exercício da comunicação como nos debates dos temas incluídos em cada ação desenvolvida. Pode-se concluir que o desenvolvimento das atividades propostas para crianças de quatro a dez anos teve êxito e pode contribuir para alterar a cultura de abandono e maus tratos aos animais.
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