Avaliação anatomopatológica de acarás (Geophagus brasiliensis) como biomarcador de poluição ambiental da represa Billings

Main Article Content

Ana Carolina Camachos López
Vera Lisa Generosa Silva Paiva
Bárbara Held
Gilson Quinaglia
Lilian Rose Marques Sá

Abstract

A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Além de ser fundamental ecologicamente, é utilizada com fins econômicos como para o abastecimento para a humanidade e produção industrial e agrícola, influenciando diretamente a tomada de decisões políticas, econômicas e sociais. Na atualidade, se faz fundamental a participação da sociedade com uso consciente e adequado da água, e das Universidades na pesquisa por maior eficiência dos métodos de preservação do meio ambiente bem como analisando e propondo formas de avaliação da qualidade da água disponível. Um dos recursos mais utilizados no mundo todo para monitorar e garantir a qualidade de águas é a biomonitorização, pois reflete a condição dessas águas nos organismos residentes. O objetivo do projeto é emprego da análise anatomopatológica de peixes acarás (Geophagus brasiliensis) provenientes de diferentes pontos de coleta do reservatório Billings como biomarcador e desta forma verificar a possibilidade de utilizar essa espécie como bioindicador dos níveis de poluição do ambiente, e assim subsidiar políticas públicas de monitoramento ambiental. Os objetivos específicos sao a análise do estado de saúde dos peixes em cada ponto, a determinação do órgão com maior frequência e grau de lesão para correlação com comprometimento do estado de saúde e poluição, e a definição do padrão de reação com maior frequência de ocorrência.

Article Details

How to Cite
LÓPEZ, A. C. C.; PAIVA, V. L. G. S.; HELD, B.; QUINAGLIA, G.; SÁ, L. R. M. Avaliação anatomopatológica de acarás (Geophagus brasiliensis) como biomarcador de poluição ambiental da represa Billings. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 14, n. 1, p. 70-72, 3 Jun. 2016.
Section
SEMANA CIENTÍFICA PROF. DR. BENJAMIN EURICO MALUCELLI